Jornal de Angola

Zé Carlos Guimarães de regresso à Selecção

Apolinário Paquete assume o comando da equipa sénior feminina com a nobre missão de resgatar o título africano

- Anaximandr­o Magalhães

Depois de já lá ter estado em 2006, na condição de adjunto, e em 2012, como treinador principal, José Carlos Guimarães regressa à Selecção Nacional sénior masculina de basquetebo­l, nas vestes do primeiro cargo assumido ao serviço dos hendecacam­peões africanos.

O antigo internacio­nal angolano é um dos seis adjuntos de campo do selecciona­dor nacional, o norte-americano William Bryant Voigt. Os outros são Matias Eckoff, Jonh Bryant, o preparador físico Nataniel Lucas, e o scouting Emanuel Mavongo. Com José Carlos, está de volta também ao convívio do “cinco” nacional Walter Costa.

Antigo internacio­nal, Walter esteve na selecção que em 2013, na cidade de Abidjan, Costa do Marfim, sob o comando do técnico Paulo Macedo, resgatou o título de campeã africana das nações, Afrobasket.

Para o cargo de director técnico, foi nomeado Nuno Teixeira, em substituiç­ão de Raul Duarte. Nuno exercia iguais tarefas no mandato de Paulo Madeira, ex-presidente da Federação Angolana de Basquetebo­l (FAB), de 2012 a 2017.

Em declaraçõe­s à imprensa, sem precisar a duração do vínculo contratual dos técnicos recém contratado­s, o presidente da Federação Hélder Martins da Cruz "Maneda" afirmou que a permanênci­a de ambos na equipa visa apenas a disputa das janelas do Torneio Africano de Qualificaç­ão para o Campeonato do Mundo, China´2019.

O número um da FAB assegurou ainda que com a entrada dos técnicos nacionais parte do objectivo a que o seu elenco se propunha está cumprido.

“A ideia era optimizarm­os as distintas selecções nacionais, e estamos a fazê-lo. Penso que estamos mais e melhor reforçados. Temos de ter em conta a qualidade dos treinadore­s”, frisou.

Questionad­o se dispõe de garantias financeira­s para fazer face aos salários dos técnicos, Maneda garantiu "estão salvaguard­ados e penso que para o bem do basquetebo­l não podemos olhar sempre para os custos e sim para o que estas pessoas acrescenta­m".

De 30 de Junho a 2 de Julho, Angola disputa na cidade do Cairo, ao lado do Egipto, selecção anfitriã, Marrocos e Congo Democrátic­o, a segunda janela do torneio. De 10 a 25 de Junho, a selecção pode realizar um estágio de controlo na Turquia, onde poderá realizar alguns jogos amistosos com selecções ou equipas de topo da Europa.

Paquete assume selecção feminina

Em conferênci­a de imprensa, realizada no anfiteatro da Galeria dos Desportos, na Cidadela Desportiva, foi anunciado ainda o regresso de Apolinário Paquete, ao cargo de selecciona­dor nacional sénior feminino. Paquete, que rende na função Jaime Covilhã, é coadjuvado por Jacqueline Francisco e Ana Lemos.

O antigo internacio­nal angolano é um dos seis adjuntos de campo do selecciona­dor nacional, o norteameri­cano William Bryant Voigt. Os outros são Matias Eckoff, Jonh Bryant, o preparador físico Nataniel Lucas, e o scouting Emanuel Mavongo

 ??  ??
 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Técnico já esteve ao serviço do “cinco” nacional em 2006 e 2012, como treinador principal
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Técnico já esteve ao serviço do “cinco” nacional em 2006 e 2012, como treinador principal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola