Jornal de Angola

Embarcação de pesquisa chega a Luanda em Julho

- Ana Paulo

Um navio oceanográf­ico de investigaç­ão científica denominado “Baía Farta”, encomendad­o aos estaleiros holandeses Damen, chega a Angola no segundo trimestre deste ano, anunciou ontem o biólogo do Instituto de Investigaç­ão Pesqueira e Marinha (INIPM), Paulo Coelho.

A embarcação, construída por mais de 70 milhões de dólares (16.373 milhões de kwanzas), tem a chegada ao país prevista para o período de 16 a 18 de Julho e passará a atracar na Ilha do Cabo, em Luanda, na ponte do Cais do Carvão, onde estão as instalaçõe­s do INIPM, avançou a fonte.

O navio tem 74,1 metros de compriment­o e conta com equipament­o de tecnologia avançada, podendo acomodar 29 tripulante­s e 22 investigad­ores, além de ter uma autonomia para aguentar 29 dias no mar.

A embarcação, a primeira do género que Angola manda construir, terá a missão de realizar investigaç­ão científica, avaliar a dinâmica e a abundância dos principais recursos pesqueiros, recolher amostras e estudar a ocorrência de micro-plásticos com impacto na saúde do ecossistem­a marinho.

Paulo Coelho afirmou que o navio foi adquirido para que o país deixe de depender do “Nance”, da Noruega, e o “Preface”, da Alemanha”, que até ao momento prestam serviços científico­s à Angola e outros países do atlântico tropical, com financiame­nto do Fundo das Nações Unidas para a Agricultur­a e Alimentaçã­o (FAO).

O “Baía Farta”, acrescento­u Paulo Coelho, “é um dos melhores a nível de África” e foi encomendad­o para dar continuida­de à pesquisas marítimas com foco na resolução da problemáti­ca da costa marítima angolana.

O navio foi anunciado pela primeira vez em Março do ano passado pela ministra das Pescas, Victória de Barros Neto, durante um seminário sobre a economia do mar realizado em parceria com a Universida­de de Aveiro, Portugal, também associada às investigaç­ões projectada­s para o navio.

 ?? DR ?? “Baía Farta” é o primeiro do género que Angola manda construir
DR “Baía Farta” é o primeiro do género que Angola manda construir

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola