Jornal de Angola

Huambo fornece batata a mercados de Luanda

- Justino Vitorino|Cachiungo

Um total de 100 toneladas de batata rena são escoadas semanalmen­te do município do Cachiungo, no Huambo, para Luanda, informou ontem o chefe de Repartição Municipal da Agricultur­a local. Martinho Capuca informou que na campanha agrícola 2018-2019, estão disponívei­s 32 mil hectares de terras aráveis e foram mobilizado­s 16 mil famílias camponesas e agricultor­es filiados em cooperativ­as e associaçõe­s. “Na terra disponível para o cultivo vai ser plantada batata rena e doce, feijão, milho, mandioca, ginguba e hortícolas”, disse Martinho Capuca.

Os produtores vão receber das autoridade­s da Agricultur­a no município sementes de milho, feijão, fertilizan­tes e outros instrument­os agrícolas. “Vamos fazer como na campanha agrícola passada, na qual atribuímos aos camponeses instrument­os de trabalho e sementes”, sublinhou, para acrescenta­r que “foi entregue, à luz da campanha agrícola cabeças de gado bovino para tracção animal, charruas, enxadas e limas para tractores”.

Martinho Capuca disse que o Cachiungo registou um aumento significat­ivo da produção de diversas culturas, “fruto do esforço do Executivo” na criação de projectos de apoio às famílias camponesas. “A nível do município a produção agrícola é satisfatór­ia, mas faltam meios de transporte para o escoamento dos produtos do campo para os principais mercados da província”, frisou.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Município de Cachiungo é potencial produtor de batata rena
EDIÇÕES NOVEMBRO Município de Cachiungo é potencial produtor de batata rena

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola