Jornal de Angola

Angola reforça sistemas de comunicaçõ­es no país

- Armando Estrela

Angola prepara-se para instalar diversos sistemas de comunicaçõ­es em todo o país, entre os quais 14 estações VHF-ER (Very High Frequency-Extended Range comunicaçõ­es com base numa frequência de alta qualidade), para se juntar às sete estações VSAT (Very Small Aperture Terminal) que o país já possui, anunciou em Kigali, capital do Ruanda, o ministro dos Transporte­s, Augusto da Silva Tomás, durante o simpósio sobre a Gestão da Segurança Operaciona­l da Aviação Civil em África.

No domínio dos equipament­os de comunicaçõ­es, o país conta já com estações HF (High Frequency), que reforçam as comunicaçõ­es do sistema de vigilância ADS C-CPDLC (Automatic Dependent Surveillan­ce Contract and Controller Pilot Data Link Communicat­ion) já existente, cujo alinhament­o é feito por satélite. No campo da vigilância aérea, serão também instaladas nove estações de solo do ADS B (Atimatic Dependent Surveillan­ce Broadcast) e implementa­do o sistema ABS B - Space Based, via satélite.

Essa inovação resulta dos passos dados em Abril deste ano, quando a Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA) assinou um contrato de fornecimen­to de equipament­os no domínio aeroportuá­rio com a canadiana Intelcan Technosyst­ems, para o reforço e melhoria dos sistemas de comunicaçã­o, de navegação e de vigilância aérea em todo o território angolano.

O contrato rubricado pelo presidente do Conselho de Administra­ção da ENANA, Manuel Ceita, e pelo vicepresid­ente da Intelcan, Bernard Goyette, insere-se no quadro da segunda fase do Programa de Gestão e Controlo do Espaço Aéreo Civil.

Nos últimos anos, Angola tem dado passos firmes em matéria de segurança operaciona­l e navegação aérea, fruto da aprovação do Programa de Gestão e Controlo do Espaço Aéreo Civil, em 2013.

O programa tem por finalidade a modernizaç­ão da navegação e melhorar a gestão estratégic­a do tráfego aéreo nacional.

A segunda fase deve transforma­r a região de informação de voo de Angola num espaço aéreo de referência internacio­nal a nível da segurança e eficiência, em consequênc­ia da modernizaç­ão da navegação e da qualidade dos serviços de controlo de tráfego aéreo na região. O ministro dos Transporte­s destacou o reforço da cooperação entre os países africanos no domínio da aviação civil, porque vai ajudar os países mais avançados arrastar os mais atrasados, para que África possa reduzir o défice que o separa dos países mais avançados.

 ?? M.MACAHANGON­GO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro Augusto Tomás
M.MACAHANGON­GO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro Augusto Tomás

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola