Jornal de Angola

Herança secular do Sul divulgada em catálogo

As peças do acervo do Museu Regional da Huíla estão agora retratadas num catálogo, de 204 páginas

- Arão Martins | Lubango

A herança secular dos povos nyaneka, herero, oshiwambo e nganguela, baseada na cultura material e imaterial desses grupos etnolinguí­sticos das províncias da Huíla, Namibe, Cunene e Cuando Cubango, está retratada em catálogo, lançado na cidade do Lubango.

O catálogo, que começou a ser elaborado em 2011, foi lançado no Dia Internacio­nal dos Museus, 18 de Maio, uma edição do Museu Regional da Huíla, que comporta 204 páginas.

A directora, Suraya Ferreira Santos, explicou que a elaboração do catálogo serviu para acompanhar uma exposição permanente do Museu Regional da Huíla, intitulada “A herança secular dos povos do sul de Angola”.

Produzido com apoio do Banco Económico, numa primeira fase imprimiuse mil exemplares. Suraya Ferreira referiu que a mostra reflecte a diversidad­e cultural da região, destacando hábitos, costumes, crenças e tradições.

Adiantou que todas as colecções do museu já foram inventaria­das, e estão catalogada­s fotografia­s dos anos 1930 e 1940, que retratam diferentes fases do cresciment­o e evolução da cidade do Lubango.

Ainda sobre o acervo, a directora informou existirem mil e 562 peças etnográfic­as de origem regional, uma colecção de mais de 100 selos, cinco mil livros e duas mil fotografia­s, todo esse espólio consta no catálogo permitindo divulgar a riqueza das populações do sul do país.

De acordo com Suraya Ferreira, a brochura constitui uma ferramenta importante para divulgar também as actividade­s do Museu Regional, que recebe visitas de pessoas de vários países, que têm acesso ao catálogo, também distribuíd­o às instituiçõ­es dos ensinos superior e geral.

O Museu Regional da Huíla existe desde 1956 e dispõe de uma diversidad­e de peças que retratam a história dos habitantes do sul e não só. Dispõe de oito salas temáticas, subdividid­as em diversas áreas descrevend­o a historia, a prática da caça, agricultur­a, cestaria e pesca, poder espiritual, fabrico de instrument­os musicais, peças de olaria e objectos de adorno.

Entre as peças mais representa­tivas destacam-se a boneca tradiciona­l de fibras, cabelos ornamentad­os com missangas, e tem sido usada por meninas, ou por mãe de gémeos que tenham perdido um deles, como forma de representa­r o bebé falecido; a camisa feita em fibras vegetais, saia de pele, “omuhoti”, usada por mulheres adultas do grupo etnolinguí­stico “nyaneka”, os calções feitos em fibras vegetais, a saia “omundondi”, usada por raparigas em idade infantil.

A brochura é importante para divulgar igualmente as actividade­s do Museu Regional da Huíla

O almofariz é, também, uma peça do museu, e serve para a transforma­ção de cereais em farinha, nas comunidade­s nyaneka, oshiwambo e nganguela e ainda a peça de armadilha para peixe, na pesca fluvial.

O machado usado na agricultur­a, a canoa usada na pesca fluvial, a panela de barro usada na confecção de alimentos, a travessa de barro com duas pegas usada para servir refeições, fazem parte da lista de objectos em exposição permanente do museu.

A caneca em cabaça usada para o consumo de bebidas tradiciona­is, cabaças para bebidas fermentada­s, concha em cabaça para servir as bebidas são outras peças utilitária­s do Museu Regional da Huíla.

A directora considerou o catálogo resultado de um trabalho de equipa que envolveu vários técnicos, entre fotógrafos, designer, investigad­ores, historiado­res, e apresenta uma linguagem científica.

Por sua vez, a representa­nte do Banco Económico, Andreia dos Santos, disse que a instituiçã­o bancária considera importante preservar a cultura pensando no futuro, “daí termos abraçado o projecto da criação do catálogo que visa garantir que gerações futuras tenham contactos com a cultura para valorizá-la mais”.

 ?? ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUBANGO ?? Museu Regional lançou um catálogo do acervo cultural dos povos da região Sul
ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUBANGO Museu Regional lançou um catálogo do acervo cultural dos povos da região Sul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola