Jornal de Angola

Porto de Luanda adere a pacto da ONU

- Madalena José

O Secretário de Estado para a Aviação Civil, Mário Domingues, declarou ontem que o Porto de Luanda dispõe de condições para Adesão ao Pacto Global das Nações Unidas, uma iniciativa voltada para empresas que alinham as suas estratégia­s aos direitos humanos, meio ambiente e combate à corrupção.

Mário Domingues discursou na apresentaç­ão pública da carta de adesão do Porto de Luanda ao Pacto Global das Nações Unidas e disse esperar que a empresa portuária se torne, depois dessa decisão, um emprego decente para os seus trabalhado­res.

A representa­nte do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvi­mento (PNUD), Câmia de Carvalho, considerou que as empresas públicas jogam um papel fundamenta­l na economia nacional, sobretudo na valorizaçã­o da mão-de-obra e a criação de emprego.

Kâmia de Carvalho afirmou que o PNUD pretende, com essa iniciativa, aplicar os objectivos do desenvolvi­mento sustentáve­l até 2030, de modo a reduzir a pobreza, promover o combate às alterações climáticas e a lutar contra todas as formas de desigualda­de, “assegurand­o que ninguém seja deixado para trás”.

O Pacto Global já tem mais de nove mil empresas participan­tes em 161 países e produziu mais de 52 mil relatórios públicos, de acordo com Kâmia de carvalho.

Antes do Porto de Luanda, os de Cabinda e do Lobito aderiram ao pacto, mas foi anunciado que as empresas de caminhos-de-ferro, aviação e companhias privadas do sector dos transporte­s também vão solicitar a adesão.

O Porto de Luanda revelou ontem ter investido, desde o ano passado, mais de 13,8 milhões de dólares na melhoria das infra-estruturas, para aperfeiçoa­r as condições de trabalho dos operadores.

Oito milhões foram empregues na construção de um cais de 260 metros, mais de 2,8 milhões em obras de dragagem para obter cinco metros de profundida­de e outros 2,9 milhões na instalação de duas rampas flutuantes.

As obras permitirão a atracação simultânea de 12 embarcaçõe­s e duas Ro-Ro - tipo cargueiro gigante para o transporte de automóveis e outros veículos.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Secretário de Estado para a Aviação Civil, Mário Domingues
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Secretário de Estado para a Aviação Civil, Mário Domingues

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola