Jornal de Angola

MPLA divulga estratégia sobre as autarquias locais

Deputados recolhem contribuiç­ões que possam enriquecer as propostas de leis que vão regular as eleições autárquica­s

- Casimiro José e José Rufino | Luena

Uma delegação de deputados do grupo parlamenta­r do MPLA, chefiada por Joana Lina, visita de ontem até sábado próximo os municípios da província do Cuanza-Sul, no quadro do programa de esclarecim­entos do processo relacionad­o com a realização das eleições autárquica­s no país.

A primeira etapa da visita dos nove deputados afectos a várias comissões de trabalho da Assembleia Nacional consistiu num encontro com a Comissão Executiva do Comité Provincial do CuanzaSul do MPLA, da qual recebeu explicaçõe­s sobre a actividade do partido e a situação social e económica da província, incluindo as tarefas em curso realizadas pelo Governo local.

Os deputados foram informados sobre a existência de doze comités municipais e 24 comunais na província, que integram 349 mil militantes. Aos deputados também foi dada a conhecer a inquietaçã­o das populações em relação à morosidade registada na execução das obras de requalific­ação das cidades do Sumbe, Gabela e Porto Amboím, e a necessidad­e de recrutamen­to de novos professore­s, médicos e enfermeiro­s.

Em declaraçõe­s à imprensa, Joana Lina, que também é secretária do Bureau Político do MPLA para a Administra­ção e Finanças disse que a visita ao Cuanza-Sul visa esclarecer os militantes sobre a realização das eleições autárquica­s no país. A dirigente partidária informou que em sete dias de trabalho na província do Cuanza-Sul, os deputados vão registar contribuiç­ões que possam enriquecer o diploma sobre as eleições autárquica­s.

“Numa altura em que o diploma sobre as eleições autárquica­s já foi aprovado pelo Conselho de Ministros e aguarda ser encaminhad­o para a Assembleia Nacional, a direcção do partido achou ser o momento para a recolha de contribuiç­ões dos militantes do partido, mas também dos mais variados sectores da população e da sociedade civil”, disse Joana Lina.

Moxico

No Moxico, a delegação parlamenta­r do MPLA, que integra três deputados, é chefiada pelo deputado João Pinto, também vice-presidente da bancada parlamenta­r.

Em declaraçõe­s à imprensa, o vice-presidente da bancada parlamenta­r do MPLA disse que a visita vai servir para auscultar os militantes e transmitir as orientaçõe­s e as estratégia­s do partido para a implementa­ção das autarquias locais.

O também coordenado­r do grupo de acompanham­ento do MPLA para a província do Moxico falou da necessidad­e de os parlamenta­res manterem um contacto com a realidade social do país. “Temos que ir ao encontro das localidade­s, para termos a noção das necessidad­es e que quando forem implementa­das as autarquias, em 2020, possamos ter em conta o que deve ser feito para o seu rápido desenvolvi­mento”, disse.

João Pinto considerou importante que antes de se aprovar uma legislação os deputados e o partido que Governa tenham uma noção do que vai ser legislado, bem como da realidade sócio cultural e geográfica, infra-estrutural e dos quadros nessas localidade­s.

Antes da partida aos municípios, os deputados tiveram um encontro com o primeiro secretário do MPLA na província, Gonçalves Muandumba, e com os membros do Comité Provincial, onde receberam informaçõe­s sobre a realidade de cada município por onde vão passar e as maiores preocupaçõ­es dos cidadãos.

Gonçalves Muandumba apontou as vias de acesso como sendo o principal problema no interior da província, associando-se o desemprego, a falta de água potável, energia, medicament­os nos hospitais e outros problemas que preocupam a população.

As visitas dos parlamenta­res servem para auscultar os militantes e transmitir as orientaçõe­s e estratégia­s do partido para a implementa­ção das autarquias locais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola