Jornal de Angola

Cottarelli é indicado para formar governo

-

O Presidente de Itália, Sergio Mattarella, nomeou Carlo Cottarelli, antigo economista do Fundo Monetário Internacio­nal (FMI) para formar um Governo de transição.

Cottarelli tentará formar um executivo e terminar com o tumulto político e constituci­onal que se vive no país desde as últimas eleições, em Março, vencidas pelo Movimento 5 Estrelas, mas sem maioria.

A Itália deverá enfrentar novas eleições depois de Agosto, segundo o Corriere della Sera, se Cottarelli não conquistar a confiança dos partidos. Mas Cottarelli também indicou outra hipótese. “Vou apresentar-me com um programa que caso obtenha confiança inclua a aprovação do Orçamento do Estado e que depois preveja a composição do parlamento e eleições em 2019”, afirmou ontem o antigo responsáve­l do FMI.

"O Presidente pediu-me para me apresentar ao Parlamento com um governo até às eleições. Formá-loei em pouco tempo e depois estarei disposto à sua avaliação. Se não obtiver confiança, demito-me logo. O governo manterá uma neutralida­de completa quanto ao debate eleitoral. Comprometo-me a não me candidatar e pedirei o mesmo a todos os membros do futuro governo. O objectivo é levar o país a eleições em Agosto", afirmou Cottarelli.

"Enquanto economista quero assegurar: as contas estão em ordem. Nos últimos dias aumentou a tensão quanto aos mercados financeiro­s, aumentou o spread, mas a economia italiana está em cresciment­o e as contas públicas mantêmse sob controlo."

O convite a Carlo Cottarelli foi oficializa­do ontem e surgiu um dia depois do colapso da solução governamen­tal que a Liga do Norte e o Movimento 5 Estrelas tinham apresentad­o ao Presidente, ao indicar Giusseppe Conte para formar Governo.

Conte tinha sido indicado para primeiro-ministro por Luigi Di Maio, do 5 Estrelas (M5S), e por Matteo Salvini, da Liga do Norte, mas acabaria por renunciar ao cargo de primeiromi­nistro no domingo, depois de Mattarella ter rejeitado a escolha do eurocéptic­o Paolo Savona, 81 anos, para o Ministério das Economia e Finanças.

O Presidente italiano justificou a sua decisão com as ameaças de Savona em retirar a Itália da zona euro – “alarmaram investidor­es italianos e estrangeir­os” – e pediu a Matteo Salvini e a Luigi Di Maio que escolhesse­m outra pessoa para esta pasta. Os líderes das duas forças rejeitaram fazêlo e colocaram ponto final nas negociaçõe­s que duravam há várias semanas. O M5S pondera mesmo avançar com um processo de destituiçã­o de Mattarella.

 ?? DR ?? Carlo Cottarelli
DR Carlo Cottarelli

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola