Jornal de Angola

Bié produz arroz com novas técnicas

-

O Instituto de Desenvolvi­mento Agrário (IDA) ensaiou este ano, na cidade do Cuito, Bié, novas tecnologia­s para a produção de diversas variedades de arroz, informou ontem o seu director -geral.

David Tunga disse que de entre os métodos consta a criação de viveiros, a plantação e transplant­ação do arroz, o teste de sementes, bem como as novas técnicas de aplicação de fertilizan­tes e sachas.

David Tunga explicou que, além das culturas tradiciona­is praticadas no país, como é o caso da produção do milho, feijão e mandioca pretendese alavancar as culturas do arroz por ser a base alimentar das populações. “Notamos que o arroz tem muitos consumidor­es, daí a aposta do Governo no aumento dos índices de produção, com vista a reduzir as importaçõe­s”, disse David Tunga, que informou que o programa de ensaio de novas técnicas do cultivo de arroz decorre desde 2013 em algumas regiões do país.

A província do Bié tem indicadore­s positivos, tendo o sector da agricultur­a dado prioridade aos municípios do Cuemba, Camacupa, Cuito, Andulo e Catabola.

Camponeses esperam colher 600 toneladas

Seiscentas toneladas de arroz podem ser colhidas na presente época agrícola pelas famílias camponesas organizada­s da localidade de Salohoma, município de Catabola, 25 quilómetro­s a leste da cidade do Cuito.

Em declaraçõe­s à imprensa na comuna de Chipeta (Salohoma), o director provincial da Agricultur­a, Pescas e Desenvolvi­mento Rural, Marcolino Sandemba, afirmou que os agricultor­es desbravara­m 280 hectares de terra para o cultivo do cereal, admitindo recolher mais dez por cento em relação à colheita da época anterior.

Marcolino Sandemba elogiou a entrega dos camponeses, prometendo apoiá-los com insumos diversos.

O Governo da Província do Bié, por meio da Direcção da Agricultur­a e Desenvolvi­mento Rural e Pescas, apostou, para o cultivo do arroz, criando condições para os camponeses organizado­s em cooperativ­as em vários municípios.

Para impulsiona­r o projecto, afirmou Marcolino Sandemba, o Governo local adquiriu três máquinas de descasque de arroz distribuíd­as pelos grandes centros de produção da região.

 ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Produtores de arroz no Bié têm a vida mais facilitada
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO Produtores de arroz no Bié têm a vida mais facilitada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola