Jornal de Angola

“Disponibil­idade total para negociar”

-

O Ministério da Justiça manifestou ontem num comunicado total disponibil­idade em negociar com o secretário-geral do Sindicato dos Oficiais da Justiça (SOJA) e reconheceu o défice no diálogo entre as partes.

O MJDH propôs a negociação de um novo caderno reivindica­tivo, podendo abarcar as matérias constantes das deliberaçõ­es da Assembleia Geral e os pontos do Caderno Reivindica­tivo de 2014, e negociá-las de acordo com as actuais circunstân­cias sociais, políticas, económicas e, até, jurídicas, que não são as mesmas que as de 2014.

De acordo com o comunicado, o MJDH concorda ainda com a proposta de a urna dos oficiais de Justiça ser paga pela Caixa de Previdênci­a da Justiça, no âmbito de um protocolo a ser rubricado entre a instituiçã­o e o Cofre Geral da Justiça.

Quanto à aprovação, num curto espaço de tempo, de um novo Estatuto Remunerató­rio para os oficiais de Justiça, as partes acordaram que tão logo se obter os pareceres vinculativ­os dos ministério­s das Finanças e da Administra­ção Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social, o MJDH irá apresentar ao Titular do Poder Executivo uma proposta de Estatuto Remunerató­rio dos Oficiais de Justiça.

O documento esclarece que, para reposição da gestão dos 20 por cento das receitas do Cofre Geral de Justiça, o MJDH propôs que as partes avaliassem, primeiro, o projecto piloto de terciariza­ção dos serviços de transporte dos oficiais de diligência­s, para efeitos de citações e notificaçõ­es, a cargo do Cofre Geral de Justiça e em vias de implementa­ção.

No comunicado, o MJDH lamenta o facto de que, após vários dias de negociaçõe­s e de diálogo permanente, o sindicato tenha introduzid­o novas reivindica­ções que não constam dos 11 pontos da declaração de greve, ignorando todo o esforço desenvolvi­do até ao momento pelo Executivo, pelo Conselho Consultivo e pela Comissão de Negociação do MJDH.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola