Jornal de Angola

Luanda e Estocolmo assinam memorando

- Alexa Sonhi

Angola e Suécia assinaram ontem, em Estocolmo, um memorando de entendimen­to sobre consultas políticas, revelou o embaixador sueco acreditado em Luanda, Lennar Killander Larsson, durante uma visita às instalaçõe­s da Edições Novembro, empresa pública detentora do Jornal de Angola.

De acordo com o embaixador, o documento foi assinado pelo ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, e a sua homóloga sueca, Margot Wallstrom, no quadro da visita de dois dias que o chefe da diplomacia angolana efectua desde ontem a Suécia.

Durante a sua visita, disse, Manuel Augusto tem encontros com responsáve­is de empresas suecas que operam em Angola, e desloca-se à cidade de Norra Adjurgards­stadent e ao Porto Real de Estocolmo.

Segundo Lennar Larsson, todos estes encontros entre dirigentes angolano e suecos é uma prova de que a Suécia está cada vez mais aberta a apoiar Angola, principalm­ente na área do comércio, tendo em conta que aquele país europeu tem muito para oferecer nas áreas das tecnologia­s de informação, transporte­s e Energia.

Mas para que tais negociaçõe­s sejam feitas com sucesso, o embaixador sueco defendeu que Angola apresente projectos viáveis e sólidos, onde as empresas suecas podem oferecer soluções atendendo à linha de financiame­nto da Suécia, que pode dar crédito em até 100 por cento do valor.

A Suécia tem como prioridade, nas suas relações com Angola, reforçar o apoio nas áreas política, económica e no meio ambiente, afirmou o embaixador sueco.

O diplomata sueco sublinhou que, a nível do continente africano, apenas três países gozam de boas relações com a Suécia, nomeadamen­te Angola, África do Sul e Nigéria. Lennar Larsson disse que as relações entre a Suécia e Angola deverão ficar mais estreitas com a visita de dois dias que o ministro angolano das Relações Exteriores efectua àquele país europeu.

Lennar Larsson desconhece o volume comercial existente actualment­e entre os dois países.

 ??  ??
 ?? DR ?? Manuel Augusto e Margot Wallstrom rubricaram o documento
DR Manuel Augusto e Margot Wallstrom rubricaram o documento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola