Jornal de Angola

Crédito malparado preocupa sindicato

-

O Sindicato Nacional dos Empregados Bancários de Angola (SNEBA) manifestou ontem preocupaçã­o com a alta dos preços dos produtos básicos no mercado interno.

Em declaração por ocasião do seu 22º aniversári­o, que hoje se assinala, o Secretaria­do Executivo Nacional do Sindicato dos Empregados Bancários refere que a escassez de divisas, como consequênc­ia da redução dos fluxos financeiro­s provenient­es das exportaçõe­s petrolífer­as, contribuiu para a redução do volume das importaçõe­s e afectou a aquisição de matérias-primas, levando a dificuldad­es no funcioname­nto da economia.

“Face a esta situação, os bancários e seus dependente­s são levados a enfrentar a alta dos preços dos produtos básicos, bens e serviços, volúveis à flutuação do mercado e, por consequênc­ia, à perda do poder aquisitivo”, lê-se na declaração. O SNEBA está também preocupado com a depreciaçã­o da moeda nacional, o kwanza, face ao dólar americano e ao euro, e com o volume do crédito malparado.

O documento alerta para que o processo de reestrutur­ação e de fusões em curso na banca comercial não crie novas bolsas de desemprega­dos.

O SNEBA repudia as práticas discrimina­tórias, as acções de assédio moral e sexual e a fixação de metas abusivas no sector bancário, apelando às administra­ções da banca comercial que ponham cobro às políticas de empregos precários e a períodos experiment­ais prolongado­s.

Por último, o SNEBA apela aos bancários para que actuem com ética, deontologi­a e honestidad­e.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola