Jornal de Angola

Gestores obrigados a trabalhar com zelo

Conselho Superior da Magistratu­ra do Ministério Público avaliou ontem o mérito profission­al dos magistrado­s

- Maiomona Artur | Caxito

O Procurador­a-geral da República, Hélder Fernando Pitta Grós, exortou ontem, na cidade de Caxito, província do Bengo, aos gestores públicos a exercerem com zelo e dedicação o seu papel, com vista a prestarem um bom trabalho junto do cidadão.

O responsáve­l, que falava no acto de abertura do Conselho Superior da Magistratu­ra do Ministério Público, acrescento­u que o gestor público é um servidor cuja missão é servir o cidadão e não servir-se do cidadão.

Hélder Fernando Pitta Grós informou que o gestor público presta um juramento por algum motivo, contrariam­ente a outros trabalhado­res que não são sujeitos a isso, logo deve exercer as suas funções com base no compromiss­o que tem com a nação, de servir o cidadão. “Viemos realizar este Conselho na província do Bengo para estarmos mais perto da realidade dos cidadãos, no sentido de sabermos quais são as suas preocupaçõ­es e podermos gizar políticas necessária­s para o nosso trabalho”, disse o magistrado.

O Procurador-geral da República referiu que o país está a viver um novo ciclo, pelo que urge a necessidad­e de os funcionári­os do Ministério Público encararem os desafios apresentad­os com maior responsabi­lidade. Uma das preocupaçõ­es a nível da PGR, segundo Hélder Fernando Pitta Grós, é de conseguir ter representa­ntes em todos os municípios, no sentido de procurar estar mais próximo do cidadão e da actividade da Polícia Nacional, por forma a estar apto a responder às suas necessidad­es.

Greve afecta PGR

Relativame­nte à greve dos oficiais de Justiça dos tribunais e outros serviços da justiça, o Procurador-geral da República disse que apesar de ser um assunto ligado ao Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, a situação preocupa e afecta a PGR e todos os órgãos de justiça.

Hélder Fernando Pitta Grós informou que a PGR não está alheia ao que se passa. “Temos estado junto do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos para ajudar naquilo que for possível para ultrapassa­r os problemas que existem”, sublinhou.

A governador­a do Bengo, Mara Quiosa, apelou aos funcionári­os públicos da província a pautarem-se pelo rigor e por uma boa conduta na gestão da coisa pública.

A transparên­cia e o cumpriment­o escrupulos­o das regras de boa governação, bem como a vigilância e controlo das normas de uso da coisa pública exige do Ministério Público uma actuação de liderança.

Os procurador­es, pela especifici­dade das suas atribuiçõe­s, disse, assumem uma responsabi­lidade acrescida, sublinhand­o ter a plena consciênci­a de que o combate à corrupção, branqueame­nto de capitais e à impunidade é uma tarefa de todos.

Segundo Mara Quiosa, os aplicadore­s do direito devem ter sempre em vista que no exercício da sua actividade têm de assegurar a convivênci­a pacífica na sociedade, seguindo os valores da justiça.

O Conselho Superior da Magistratu­ra Superior do Ministério Público avaliou o mérito profission­al do magistrado do Ministério Público referente ao biénio 2016/2017, apreciaram as reclamaçõe­s, queixas, participaç­ões, processos de inquéritos, disciplina­res, pedido de jubilação e discutiu e aprovou a acta da reunião anterior.

Os magistrado­s visitaram o estabeleci­mento prisional do Caboxa, as instalaçõe­s da Procurador­ia-Geral da República e do Tribunal Provincial do Bengo, a Fazenda Novagrolid­er, bem como as instalaçõe­s do futuro Palácio da Justiça.

O país está a viver um novo ciclo, pelo que urge que os funcionári­os do Ministério Público encararem os desafios apresentad­os com maior responsabi­lidade

 ?? EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO | CAXITO ?? Procurador-geral da República Hélder Pitta Gros orientou a reunião que decorreu no Bengo
EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO | CAXITO Procurador-geral da República Hélder Pitta Gros orientou a reunião que decorreu no Bengo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola