Jornal de Angola

Acordos de Bicesse rubricados há 27 anos

- Bernardino Manje

O país assinala hoje o 27º aniversári­o da assinatura dos Acordos de Paz de Bicesse, que embora não tenham trazido a paz definitiva em Angola, marcaram considerav­elmente a vida política angolana.

Os acordos foram assinados a 31 de Maio de 1991, no Estoril, Portugal, pelo então Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e o exlíder da UNITA, Jonas Savimbi, na presença de representa­ntes de países da Troika de Observador­es, designadam­ente Portugal, Rússia e EUA.

Com os Acordos de Bicesse tinham ficado para trás 16 anos de confrontaç­ão militar e desentendi­mentos entre o Governo e o então movimento rebelde. Os angolanos tiveram, assim, a possibilid­ade de encarar o futuro com optimismo e confiança. No entanto, este optimismo foi desfeito, porque, pouco tempo depois, houve o reacender dos conflitos.

Ainda assim, a UNITA, numa declaração por ocasião da efeméride, considera que o 31 de Maio de 1991 revestiu-se de um “significad­o histórico singular”, porquanto os “Acordos de Bicesse exprimiram o patriotism­o e a coragem política das partes em conflito que, no interesse nacional, renunciara­m aos ditames da guerra fria e optaram pela via do diálogo directo - muitas vezes rejeitado para cimentar a reconcilia­ção nacional, estabelece­r o regime democrátic­o e construir a Nação”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola