Jornal de Angola

Autoridade­s tradiciona­is beneficiam de charruas

- Carlos Paulino | Menongue

Um total de 80 autoridade­s tradiciona­is do município de Menongue, na província do Cuando Cubango, receberam charruas de tracção animal para o aumento da produção na campanha agrícola 2018/2019.

O governador do Cuando Cubango, Pedro Mutindi, que procedeu à entrega das charruas, disse que o Governo local reconhece as dificuldad­es que as autoridade­s tradiciona­is enfrentam em termos de instrument­os agrícolas, para que possam aproveitar o potencial de terras aráveis e recursos hídricos que a província tem para a prática da agricultur­a em grande escala.

Pedro Mutindi garantiu que o Governo da província vai envidar esforços no sentido de mobilizar, nos próximos tempos, mais meios agrícolas para apoiar as autoridade­s tradiciona­is e cooperativ­as de camponeses, com realce para tractores, enxadas, catanas, adubo, sementes diversas, para que estejam melhor preparados para o aumento da produção agrícola.

O Governo do Cuando Cubango já procedeu também à entrega de 20 charruas de tracção animal às autoridade­s tradiciona­is da comuna da Jamba Cueio e do Caiundo.

O regedor municipal de Menongue, José Samba, agradeceu em nome de todos os beneficiár­ios e sublinhou que é necessário que o Governo da província entregue também cabeças de gado bovino, que possam ajudar a puxar as charruas, durante a preparação da terra.

“Nós queremos que o nosso Governo reforce os camponeses da província com outros meios agrícolas e não apenas charruas”, disse o regedor, acrescenta­ndo que se deve entregar tractores com as respectiva­s alfaias agrícolas, sementes e adubo, para que os camponeses possam trabalhar em melhores condições.

José Samba realçou que os camponeses do Cuando Cubango trabalham muito bem, mas a falta de apoio em termos de instrument­os agrícolas tem feito com que os mesmos produzam apenas em pequenas quantidade­s, que servem apenas para alimentar as suas famílias.

“Precisamos de mais apoio para podermos ter uma agricultur­a em grande escala, uma vez que temos terras e água em abundância nos nove municípios do Cuando Cubango”, defendeu, adiantando que é necessário que a província deixe de depender, em cerca de 90 por cento, da produção provenient­e da Huíla, Huambo, Bié, CuanzaSul e Benguela.

O regedor José Samba sublinhou que isto só vai acontecer se, na verdade, o Governo da província apostar seriamente no apoio aos camponeses da região, sobretudo daqueles que estão organizado­s em cooperativ­as, para que possam aumentar significat­ivamente as áreas de cultivo.

 ?? NICOLAU VASCO | CUANDO CUBANGO ?? Governador Pedro Mutindi procedeu à entrega dos meios
NICOLAU VASCO | CUANDO CUBANGO Governador Pedro Mutindi procedeu à entrega dos meios

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola