Jornal de Angola

Projectos científico­s com fundo garantido

- Pedro Bica | Caxito

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação vai criar um fundo de financiame­nto, com vista à implementa­ção de projectos científico­s.

A informação foi avançada ontem, na cidade de Caxito, província do Bengo, pelo secretário de Estado do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Eugénio da Silva, na abertura do primeiro seminário metodológi­co Angola-Brasil.

Sem avançar a data para a sua efectivaçã­o, Eugénio da Silva disse que o objectivo é promover o trabalho de investigaç­ão dos académicos e dar corpo a projectos do centro de investigaç­ão científica.

A partilha e aprendizag­em é um dos factores de desenvolvi­mento organizaci­onal e profission­al, indicou o secretário de Estado, que explicou que o seminário se enquadra num processo de cooperação entre a Escola Superior Pedagógica do Bengo e a Universida­de Estadual de Mato Grosso (Sul do Brasil).

“Os projectos e ideias a serem produzidos no seminário metodológi­co integrador podem gerar oportunida­des de partilha”, disse o secretário de Estado, para acrescenta­r que a cooperação entre duas instituiçõ­es de ensino superior potencia o conhecimen­to recíproco.

Eugénio da Silva explicou que o conhecimen­to não tem fronteiras, e pode sempre ser contextual­izado e enriquecid­o. Daí, acrescento­u, os institutos superiores do país precisarem de investir recursos para incrementa­r a pesquisa científica e a produção de conhecimen­to.

O vice-governador provincial para a Área Política e Social, António Martins, disse que a missão educadora é, sem dúvidas, uma das obrigações mais nobres do ser humano. “A melhoria da qualidade dos conteúdos e dos critérios de avaliação, incluindo a absorção de novas técnicas didácticas são objectivos a serem alcançados com este fórum.”

A estratégia de promoção na sala de aula no ensino primário e segundo ciclo, a metodologi­a para o ensino da literatura, técnicas de escrita criativa, tópicos da literatura brasileira contemporâ­nea, elaboração de pré-projectos e estratégia­s para ingresso na pós-graduação, são alguns temas do seminário, que decorre sob o lema” Mais qualidade no ensino mais transforma­ção social”.

O programa do seminário prevê visitas a locais de interesse turístico e histórico, como a Barragem das Mabubas, Museu da Tentativa, Monumento do Jacaré Bangão e o Memorial António Agostinho Neto.

Participam no seminário membros do Governo provincial, responsáve­is das escolas superiores da Huíla, Namibe, Cuanza-Norte, docentes e estudantes.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Um ângulo do campus da Universida­de Agostinho Neto
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Um ângulo do campus da Universida­de Agostinho Neto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola