Jornal de Angola

Selecção de Sub-17 acelera intensidad­e

- António de Brito

Com seis semanas à frente da Selecção Nacional Sub17 de futebol, depois de ter substituíd­o no cargo a Languinha Simão, o técnico Pedro Gonçalves trabalha para formar uma equipa capaz de competir ao melhor nível na Taça Cosafa, a decorrer de 19 a 29 de Julho, nas Ilhas Maurícias, bem como nos Jogos da CPLP, a terem lugar de 21 a 28 do mesmo mês, em São Tomé e Príncipe.

A realizar três treinos semanais (segundas, terças e quartas), no Estádio Nacional da Cidadela, o treinador português trabalha com o grupo repartido, sendo que para a Taça Cosafa treina com 23 jogadores, enquanto 25 preparam os Jogos da CPLP.

Habitualme­nte, a preparação decorre no período matinal, com o primeiro grupo a iniciar os trabalhos às 7h00. Duas horas depois entra em cena a segunda selecção.

Na Cosafa, o conjunto angolano compete com o claro objectivo de garantir o apuramento para o Campeonato Africano das Nações (CAN/Sub-17), a disputarse na Tanzânia em 2019. Nos Jogos da Comunidade lusófona, a equipa nacional definiu como meta a disputa dos lugares cimeiros.

No torneio de futebol, Angola enfrenta as selecções de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Guiné Bissau e Guiné Equatorial. Para a “operação” São Tomé e Príncipe, o selecciona­dor angolano leva 18 jogadores.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Pedro Gonçalves, selecciona­dor nacional Sub17, enalteceu a forma como os jogadores se aplicam nos trabalhos.” Estou bastante satisfeito com a entrega, e o empenho dos meus jogadores nos treinos. Eles dão o seu melhor, para constarem dos eleitos para ambas as provas”, salientou.

Quanto às condições colocadas ao dispor da equipa técnica e dos atletas, Pedro Gonçalves adiantou que são excelentes e não tem de se queixar.”Não temos de nos queixar. As condições são boas. Temos de felicitar os esforços da direcção da FAF”, disse, para acrescenta­r: “Nós queremos construir um perfil para que os atletas singrem nos Palancas Negras. Angola tem potencial humano”.

De 42 anos de idade, Pedro Gonçalves, começou a carreira de treinador no Amora, depois passou pela Cova da Piedade e Sporting Clube de Portugal. Em 2015, o técnico luso abraçou o projecto de formação do 1º de Agosto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola