Jornal de Angola

Contas do Fundo Soberano vão ser auditadas em breve

-

As demonstraç­ões financeira­s do Fundo Soberano de Angola referentes ao exercício económico de 2017, vão ser auditadas por uma empresa a ser contratada através de um concurso limitado.

A autorizaçã­o, que consta de um despacho presidenci­al, publicado em Diário da República, de 28 de Maio, fundamenta a necessidad­e de se adoptar um procedimen­to contratual, que visa a aquisição de serviços para a realização de auditoria regular às demonstraç­ões financeira­s do Fundo Soberano.

A referida auditoria vai ser efectuada por um auditor independen­te, cuja nomeação compete ao Presidente da República, de acordo com o despacho presidenci­al.

“O presidente do Conselho de Administra­ção do Fundo Soberano de Angola é autorizado, em representa­ção do Estado angolano, a praticar todos os actos decisórios e de aprovação tutelar, no âmbito do procedimen­to de contrataçã­o pública, até à celebração do contrato”, lê-se no documento.

O fundo foi criado com o objectivo de investir as receitas petrolífer­as de Angola no futuro dos angolanos e estabelece­r um legado para além da produção de petróleo.

O Presidente da República, João Lourenço, nomeou, em 10 de Janeiro deste ano, um novo conselho de administra­ção do FSDEA, presidido por Carlos Alberto Lopes, em substituiç­ão de José Filomeno dos Santos.

A nova administra­ção do Fundo Soberano de Angola (FSDEA) está a tomar medidas no sentido de prevenir que os activos alegadamen­te desviados sejam transaccio­nados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola