Jornal de Angola

Ex-presidente Yahia Jammeh acusado de burla qualificad­a

- André da Costa

A província de Luanda regista inúmeros casos de dengue, uma doença caracteriz­ada pela baixa de plaquetas, ácido de patologia imediata e hemorragia, situação que exige empenho dos técnicos de saúde, disse ontem a directora-geral do Instituto Nacional de Sangue, Deodete Machado.

De acordo com a responsáve­l, se não houver um número consideráv­el de doadores de sangue, as unidades sanitárias dificilmen­te irão conseguir acudir doentes com esta doença, daí a importânci­a da doação de sangue.

A médica referiu que a nível do concentrad­o de plaquetas, a situação é mais grave, porque nãoseconse­gueteraqua­ntidade necessária de sangue para atender a necessidad­e de um paciente,sendoneces­sárioaglom­erar mais dadores de sangue.

O concentrad­o de plaquetas é um hemocompon­ente derivado da centrifuga­ção de uma bolsa de sangue total. Tem um volume final aproximado de 50 ml e é conservado em agitação contínua e a temperatur­a entre 20-24°C.

É utilizado para pacientes com sangrament­os com contagens de plaquetas inferiores a 50.000 / mm3 ou portadores de disfunção plaquetári­a. Também poderá ser utilizado como medida preventiva de sangrament­o em casos de procedimen­tos invasivos para pacientes com baixa contagem ou disfunção plaquetári­a.

A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. É transmitid­a pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropica­is. A vacina é a melhor forma de prevenção. A Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente com a dengue em mais de 100 países da maioria dos continente­s, excepto a Europa.

Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitaliz­ação e 20 mil morrem em consequênc­ia da dengue. Existem quatro tipos de dengue, de acordo com os sorotipos. Quando uma pessoa tem a doença, apresenta uma imunidade relativa contra outro sorotipo. Ela pode evoluir para sangrament­oequedadep­ressão arterial, o que eleva o risco de morte. A melhor maneira de combater esse mal é a prevenção, impedindo a reprodução do mosquito

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Deodete Machado directora do Instituto de Sangue
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Deodete Machado directora do Instituto de Sangue

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola