Jornal de Angola

Trump confirma cimeira com Kim para 12 de Junho

Diplomacia de Washington e Pyongyang conclui acertos sobre agenda de discussões entre os dois Chefes de Estado

-

O Presidente norte-americano, Donald Trump, confirmou a realização da cimeira com o líder da Coreia do Norte para o dia 12 deste mês em Singapura, após um encontro com o ‘número dois’ do Governo liderado por Kim Jong-un. O general norte-coreano Kim Yong Chol deslocou-se sexta-feira a Washington e reuniu-se com Trump na Casa Branca, a quem entregou uma carta pessoal de Kim Jong-un.

Definido como o principal conselheir­o do líder norte-coreano, e que ocupa uma posição comparável a de vice-Presidente, o general reuniu-se na Casa Branca com Donald Trump.

Na passada quinta-feira, o chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, tinha já referido que as discussões preliminar­es para uma possível cimeira entre os líderes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte, Donald Trump e Kim Jon-un, respectiva­mente, estão “na direção certa”.

Depois de várias reuniões em Nova Iorque com o general Kim Yong Chol, apresentad­o como o braço direito do líder norte-coreano, o secretário de Estado norte-americano sublinhou, no entanto, que “ainda há muito trabalho” para fazer.

Apesar destas declaraçõe­s, Mike Pompeo não se compromete­u com uma data para a eventual cimeira.

Inicialmen­te, a data avançada foi 12 de Junho, em Singapura, mas essa meta foi inesperada­mente anulada por Trump em reacção à alegada hostilidad­e manifestad­a pela Coreia do Norte.

Os contactos seriam posteriorm­ente retomados e as negociaçõe­s estão actualment­e a prosseguir em várias frentes.

Em paralelo, as duas Coreias concordara­m com o reinício das conversaçõ­es militares a partir de 14 de Junho, as primeiras deste género nos últimos quatro anos, anunciou o Ministério da Unificação.

As delegações da Coreia do Norte e da Coreia do Sul aceitaram encontrars­e numa reunião de alto nível na fronteira que separa os dois países, dois dias depois da cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un.

A última vez em que ambos os países, tecnicamen­te ainda em guerra, tiveram este tipo de encontros para aliviar tensões

Na quinta-feira, o chefe da diplomacia dos EUA, Mike Pompeo, tinha referido que as discussões preliminar­es para uma possível cimeira “estão na direcção certa”

regionais foi em Outubro de 2014.

As duas Coreias decidiram ainda abrir um gabinete de ligação fronteiriç­o “o quanto antes” e realizar uma reunião entre os respectivo­s representa­ntes da Cruz Vermelha, no dia 22 de Junho, para organizar um encontro de famílias separadas pela Guerra da Coreia (1950-1953).

Presença militar dos EUA

O secretário norte-americano da Defesa disse ontem que a questão das tropas dos Estados Unidos estacionad­as na Coreia do Sul não estará em cima da mesa durante a cimeira entre o Presidente do país e o líder norte-coreano.

“Esta questão não está em cima da mesa para o dia 12 e não deverá estar”, afirmou James Mattis, em Singapura, à France-Press.

É em Singapura que se deve realizar no próximo dia 12 a cimeira histórica entre o Presidente norte-americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Cerca de 28.500 soldados norteameri­canos estão estacionad­os na Coreia do Sul.

 ?? DR ?? Enviado do líder norte-coreano conversou com Donald Trump na Casa Branca
DR Enviado do líder norte-coreano conversou com Donald Trump na Casa Branca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola