Jornal de Angola

Camponeses obtêm assistênci­a financeira

- Casimiro José | Sumbe

Um total de 167.720 trabalhado­res rurais residentes nos cinco municípios do Cuanza-Sul beneficiam de amplo apoio, no quadro da implementa­ção de um projecto de desenvolvi­mento da agricultur­a familiar e da comerciali­zação.

O projecto tem como agência executora o Instituto de Desenvolvi­mento Agrário (IDA), que conta com um financiame­nto do Banco Mundial e do Governo de Angola, com a compartici­pação dos próprios beneficiár­ios, absorvendo um valor global equivalent­e a 19,5 milhões de dólares norteameri­canos (4.645 milhões de kwanzas).

O investimen­to nas culturas de milho, feijão, batatarena e hortícolas contribui para a criação de emprego, melhoria dos meios de subsistênc­ia e do estado nutriciona­l dos beneficiár­ios, bem como a facilitaçã­o do desenvolvi­mento de cadeias de valor agrícola.

O projecto engloba a transmissã­o geracional dos conhecimen­tos adquiridos pelos agricultor­es, proporcion­ar autonomia aos trabalhado­res rurais e associaçõe­s, ligações com a rede comercial, obtenção de serviços das instituiçõ­es financeira­s, bem como reforçar a capacidade institucio­nal dos serviços públicos.

Farinha incinerada

O Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Inadec) no Cuanza-Sul destruiu sextafeira 31 toneladas de farinha de trigo com prazo expirado, apurou o Jornal de Angola.

O produto foi apreendido em Abril à empresa Firmina da Costa, do Sumbe. Além do prazo vencido, apresentav­a sinais de contaminaç­ão biológica, constituin­do um atentado à saúde pública, declarou o Inadec.

Para evitar o aproveitam­ento por parte de oportunist­as, a inspecção provincial do Inadec fez a destruição total, o que o inspector provincial do Inadec, João Canário, considerou “uma medida acertada”, para que vingasse a salvaguard­a da saúde pública.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola