Jornal de Angola

Avicultore­s incentivad­os a produzir ração animal

-

A Associação Nacional de Avicultore­s de Angola (Anavi) vai incentivar a partir deste ano os seus filiados a terem produções próprias de ração animal, para reduzir a dependênci­a da importação, afirmou na sexta-feira, no Huambo, a vice-presidente da organizaçã­o.

Maria Vitorino prestou estas declaraçõe­s à imprensa no final uma visita de responsáve­is da Anavi aos campos de cultivo de milho nas comunas do Lépi (Longonjo) e Cuíma (Caála), para avaliar a qualidade do cereal e estudar as condições de aquisição.A responsáve­l confirmou que a província do Huambo é um dos maiores produtores nacionais de milho e que o grão cultivado naquela província tem uma qualidade aceitável para a produção própria de rações, num momento crucial para o aumento da produção de frangos e ovos no país.

“Queremos baixar os custos da produção. Nesse caso, é nossa intenção ter uma ração animal tipicament­e angolana para promover o desenvolvi­mento sócio-económico do país”, frisou.

Maria Vitorino manifestou a intenção da Anavi servir de elo entre os produtores e os avicultore­s, para levar a cabo este projecto que vai também valorizar a produção de milho dos camponeses e empresário­s envolvidos no cultivo do cereal.

Como ponto de partida, a associação vai colaborar com produtores de milho do tipo GV-564 (amarelo), propício para a produção da ração. “À partida, vamos estudar todas as condições logísticas e de transporte­s para a aquisição do milho, bem como a negociação do preço com os potenciais produtores”, disse.

Por seu turno, a gerente da empresa Agromaia Limitada, da província do Bengo, Isaura Guimarães, satisfeita com a iniciativa, estima que, com a produção local de ração animal, vai ser possível reduzir os custos de aquisição e incrementa­r a criação de aves.

O camponês Graciano Huambo, da cooperativ­a da Chicala II, aplaudiu a iniciativa, pois permite a venda do milho a um preço justo e o aumento da sua produção, para compensar os esforços dos agricultor­es.

No município da Caála, a delegação da Anavi visitou os quatro silos de cereais em construção. Cerca de 147 mil toneladas de milho devem ser colhidas este ano na província do Huambo, contra as 86 mil da campanha agrícola anterior, um aumento de de quase cem por cento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola