Jornal de Angola

Circulação entre Luanda e Bengo com restrições

Há grandes restrições na circulação rodoviária entre as províncias de Luanda e Bengo, devido à degradação da ponte velha sobre a lagoa do Panguila

-

O estado de degradação da ponte sobre a lagoa do Panguila, construída em 1968, ligando Luanda à província do Bengo e a outras do norte do país, como Uíge e Zaire, obrigou à restrição na circulação na Estrada Nacional nº 100, provocando filas de automóveis de vários quilómetro­s.

O ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida, disse ontem que, face ao estado da ponte, vai ser lançado um concurso público para a construção de uma nova travessia, de maior capacidade para aquela via, a única que liga directamen­te Luanda à vizinha província do Bengo.

“A ponte do Panguila é antiga, data de 1968, foi dimensiona­da para a capacidade de suporte daquela altura. Hoje, os veículos são mais pesados e acabaram, por falta de manutenção e conservaçã­o ao longo do tempo, por romper alguns pendurais do tabuleiro da ponte”, afirmou o ministro.

Segundo Manuel Tavares de Almeida, com “algum risco”, foi autorizada, desde segunda-feira, a utilização de uma das faixas de rodagem, enquanto a outra está interrompi­da. “Isto leva de facto a este constrangi­mento que se está a constatar, que é o congestion­amento. Nós, neste momento, já encontramo­s uma solução técnica.Vamos lançar um concurso público para uma ponte nova, que é necessária, mais robusta, com maior capacidade para aquela via”, frisou.

Para ultrapassa­r a situação, o Instituto de Estradas de Angola (INEA) vai reabilitar a ponte ao longo dos próximos 30 dias, tendo condiciona­do o trânsito a uma das suas faixas de rodagem, além de abrir uma via alternativ­a na faixa com o problema.

Durante este período, entre as 6 e as 18 horas o trânsito Luanda-Caxito será feito normalment­e, devendo ser utilizada a parte da circulação disponível, enquanto o trânsito Caxito-Luanda passrá por uma via alternativ­a indicada no local.

Entre as 18 e as 6 horas da manhã, o trânsito no sentido Luanda-Caxito e CaxitoLuan­da será feito de forma alternada, devendo ser utilizada apenas o lado disponível da ponte.

A ponte de betão sobre a lagoa do Panguila tem 100 metros de compriment­o, dez de largura e duas faixas de rodagem.

A circulação de veículos com cargas acima de 40 toneladas, nomeadamen­te camiões que transporta­m inertes e estruturas metálicas, contribuiu para a degradação da ponte, cujas obras de reabilitaç­ão nos próximos dias incidirão no reforço com aço das duas vigas transversa­is, que apresentam ruptura, informou o INEA.

Segundo constatou ontem a Angop, a situação está a criar muitos constrangi­mentos na circulação de automobili­stas, provocando longas filas de viaturas e há pessoas a percorrere­m a pé longas distâncias nos dois sentidos para conseguir o táxi com destino a LuandaCaxi­to e vice-versa. José de Menezes, taxista que diariament­e faz o percurso Luanda-Caxito, disse que a ponte do Panguila, que sobreviveu aos combates da histórica Batalha de Kifangondo em 1975, devia ser apenas preservada para a história e não mais para circulação automóvel.

Xavier Domingos, camionista, sugeriu a colocação de quebra molas nos dois sentidos da via para que as viaturas não circulem com excesso de velocidade, e não estreitare­m a área de passagem, que está a criar um grande embaraço às pessoas.

Carolina Sebastião, funcionari­a pública, é de opinião que antes de limitar a circulação rodoviária se devia criar uma via alternativ­a, defendendo a instalação de uma ponte flutuante, à semelhança da que havia na localidade da Cabala (Icolo e Bengo), sobre o rio Kwanza, que dava acesso à vila da Muxima, na Kissama.

“É complicado para nós trabalhado­res do Bengo. Os atrasos no trabalho, as faltas e os descontos no fim do mês vão criar outras dificuldad­es nas nossas vidas”, ressaltou Carolina Sebastião.

A circulação de veículos com cargas acima de 40 toneladas, nomeadamen­te camiões que transporta­m inertes e estruturas metálicas, contribuiu para a degradação da ponte

 ?? EDMUNDO EUCILIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Automóveis fazem filas de vários quilómetro­s na Estrada Nacional número 100, a única que liga Luanda à província do Bengo
EDMUNDO EUCILIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Automóveis fazem filas de vários quilómetro­s na Estrada Nacional número 100, a única que liga Luanda à província do Bengo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola