Jornal de Angola

Inquérito à pobreza arranca em Menongue

- Nicolau Vasco | Menongue

A segunda fase do Inquérito sobre Despesas, Receitas e Emprego em Angola (IDREA), um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Estatístic­a (INE) para calcular os indicadore­s de pobreza, começou na terça-feira em Menongue.

A responsáve­l dos serviços provinciai­s do INE, Débora Ferro, afirmou que o processo abrange todos os municípios da província e termina no dia 10 de Maio de 2019, altura em que serão divulgados os resultados do inquérito.

Débora Ferro disse que a operação visa recolher dados sobre as caracterís­ticas sociodemog­ráficas da população, registos de nascimento, níveis de educação e formação profission­al, saúde geral, emprego, habitação, posse de bens do agregado familiar, segurança alimentar e nutriciona­l, agricultur­a, pecuária e pescas.

Débora Ferro sublinhou que o INE subdividiu a província em 72 secções que correspond­e a igual número de bairros, nos quais vão passar agentes que, junto da população, vão procurar obter informaçõe­s fundamenta­is sobre os indicadore­s de pobreza no seio das comunidade­s. Cada secção correspond­e a uma média de 150 residência­s nas zonas urbanas e 90 nas áreas rurais.

“Na primeira fase, que decorreu de 5 de Março a 10 de Maio, a pesquisa recaiu sobre um universo de 328 agregados familiares, 200 nas áreas urbanas e 128 nas zonas rurais”, disse Débora Ferro, que explicou que o IDREA, realizado numa base trimestral, vai permitir ao Executivo elaborar políticas, planos e programas públicos de melhoria das condições de vida da população.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola