Jornal de Angola

CARTAS DOS LEITORES

- HERMENEGIL­DO LUCAS Talatona LAURA AFONSO Viana JÚLIA PINTO Bairro Operário

Problemas sociais

Temos um novo Executivo e os cidadãos estão ansiosos pela resolução de muitos problemas sociais. Era bom que se começasse a pensar na questão dos salários. Um número elevado de angolanos ganha muito mal. Conheço pessoas que trabalham num do dia mas que depois têm de ter outra actividade laboral para poderem ter rendimento­s suficiente­s para cuidar das suas famílias. A situação de milhares de famílias no nosso país é critica em termos de poder de compra. É necessário e urgente que a equipa económica trabalhe na procura de soluções para que os angolanos vivam com dignidade. É importante que se priorize a resolução dos problemas das cidadãos carenciado­s. As pessoas vivem e devem viver do seu salário. os salários em Angola são muito baixos. Deve-se encontrar uma solução para este problema. Há muita gente a sofrer. E todo o mundo tem conhecimen­to disso. É preciso atacar já os problemas das populações com baixos rendimento­s.

Merenda escolar

Estamos a meio do ano lectivo e não tenho notícias de que nas escolas públicas estejam a dar merenda escolar às crianças do ensino primário, pelo menos em Luanda. Faço de novo a pergunta que alguns compatriot­as meus já fizeram neste espaço de leitores: Será difícil dar um copo de leite e pão com manteiga ou compota às nossas crianças do ensino primário? Se é possível comprar carros de luxo , não compreendo a razão por que não se consegue dar pelo menos uma refeição às nossas crianças do ensino primário , entre as quais figuram muitas que não têm possibilid­ade, por exemplo, de tomar o pequeno almoço. Será assim tão difícil resolver problemas básicos. Por que razão há tanta insensibil­idade em relação às pessoas carenciada­s? Sei que muitos governante­s nossos são religiosos e esperava-se deles muito amor ao próximo.

Estudei no tempo colonial e da pré-primária à quarta classe tomava diariament­e um ou dois copos de leite e comia um ou dois pães com compota . Estamos independen­tes há mais de quarenta anos e gostava de saber onde residem as dificuldad­es de se criar uma rede de distribuiç­ão de leite e sandes às nossas crianças. Tenho esperança de que as coisas venham a mudar , para bem das populações, que aguardam por mudanças efectivas. As pessoas já passaram por muitos dificuldad­es durante muitos anos. Elas querem que as coisas mudem . Que os actuais governante­s tenham como prioridade a promoção do bem comum e que não se cometam nunca mais os graves erros do passado que nos conduziram a muitas desgraças de ordem económica e social.

Preços dos serviços de telecomuni­cações

Correm rumores de que os preços dos serviços prestados pela telefonia móvel vão aumentar, na sequência de um novo modelo de financiame­nto de empresas públicas da comunicaçã­o social . Era bom que tudo estivesse bem esclarecid­o , para se evitarem especulaçõ­es. Que se diga às pessoas a verdade . Não há por enquanto anúncio de aumento de preços dos serviços por parte das operadoras de telecomuni­cações móveis , mas a pergunta que as pessoas fazem é se não ocorrerá de facto o aumento brevemente.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola