Jornal de Angola

América pressiona libertação de Bemba

-

O antigo secretário de Estado adjunto norte-americano para os Assuntos Africanos (1989 a 2003), Herman Cohen, defende a libertação do senador e antigo vicepresid­ente da República Democrátic­a do Congo (RDC), Jean-Pierre Bemba, que aguarda esta tarde a decisão dos recursos interposto­s junto do Tribunal Penal Internacio­nal (TPI) para a sua libertação.

Jean-Pierre Bemba, 55 anos, foi condenado em Junho de 2016 a 18 anos de prisão por uma onda de assassínio­s, pilhagens e violações cometidos pela sua milícia, o Movimento de Libertação do Congo, na República Centro Africana (RCA) entre Outubro de 2002 e Março de 2003, actos considerad­os Crimes de Guerra e contra a Humanidade.

A esta pena, o Tribunal Penal Internacio­nal tinha juntado em Março de 2017 outra sentença de um ano de prisão e ao pagamento de uma multa de 300 mil euros por ter juntamente com outros réus subornado 14 testemunha­s, apresentad­o provas forjadas e solicitado a declaração de falsos testemunho­s.

Herman Cohen pediu a libertação numa carta enviada ao TPI e retomada pela imprensa congolesa. Na carta ao TPI, o octogenári­o, que é um dos diplomatas norte-americanos que mais tempo se dedicou às questões da RDC e de toda a África Central, refere que não ficou provado que Jean-Pierre Bemba tenha permitido os massacres atribuídos à sua milícia. Na carta enviada ao procurador do TPI, o antigo subsecretá­rio de Estado norte-americano para os Assuntos Africanos lembra que, no actual período de intensa crise política na RDC, Jean-Pierre Bemba é um factor de estabilida­de.

Para Herman Cohen, o ex-candidato derrotado nas eleições presidenci­ais de 2006 devia ser condenado pelos actos que são alegados contra os seus homens durante a sua intervençã­o na República Centro Africana (RCA), mas hoje, após 10 anos de detenção, Bemba devia ser libertado para voltar à política activa no seu país.

Herman Cohen admite que o presidente da MLC foi condenado por atrocidade­s cometidas pelas suas milícias da MLC na República Centro Africana, mas lembra ao mesmo tempo que nunca foi provado que ele esteve pessoalmen­te envolvido nessas atrocidade­s, nem mesmo que ele tenha comandado as forças que cometeram essas atrocidade­s. Cohen admite alguma negligênci­a na liderança de Bemba, mas insiste que os dez anos atrás das grades a seu ver foram suficiente­s para pagar por esse erro.

Na carta, o diplomata aproveita a oportunida­de para lembrar que as actuais autoridade­s da RDC também estão a cometer atrocidade­s e pergunta ao TPI se investiga, em particular, a morte de dois cidadãos dos Estados Unidos naquele país.

 ?? DR ?? Jean-Pierre Bemba cumpre pena de prisão por crimes na RCA
DR Jean-Pierre Bemba cumpre pena de prisão por crimes na RCA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola