Jornal de Angola

Ambiente político promove negócios

- Matias da Costa | Cuito

O representa­nte da missão empresaria­l francesa, que ontem terminou uma deslocação de quatro dias a Angola, declarou na quintafeir­a no Cuito, Bié, que os projectos de investimen­to que propuseram a Angola, surgem na sequência do “bom momento político” que atravessam as relações entre Angola e França.

Guilherme Azevedo considerou, que a visita do Presidente da República, João Lourenço, à França, abriu grandes oportunida­des de investimen­to em Angola com financiame­nto francês.

“Estamos a concretiza­r o protocolo agrícola que ficou bem claro e definido entre os responsáve­is dos dois países”, realçou Guilherme Azevedo, sublinhou que a França está disponível a apoiar projectos complement­ados com a formação de capital humano, fornecimen­to de material, assim como a acreditaçã­o de produtos angolanos no estrangeir­o.

No Bié, a missão sondou entre outras, a potenciali­dade da produção de mel e prometeu investimen­tos para a estruturar, alargar e tornar mais rentável a produção daquela província .

A presidente da Cooperativ­a Agrícola de Pesca e Agricultut­a (COAPA), Yonara Carneiro, declarou que com os kits de trabalho distribuíd­os pelas Associaçõe­s agrícolas aos apicultore­s, o Bié - onde o sistema tradiciona­l de obtenção de mel está a ser substituíd­o por técnicas modernas - está em condições de aumentar a produção de mel.

A produção de mel na provínia do Bié cresce de cinco para 27 toneladas este ano, devido ao apoio prestado aos apicultore­s na aquisição de colmeias - 4.419 nos últimos dois anos - e outros meios de protecção, de acordo com dados publicados pela Angop, em Abril.

Além do Bié, as povíncias do Huambo, Cuando Cubango, Moxico e Huíla são das mais produtoras de mel no país.

 ?? DR ?? Apicultore­s do Bié têm promessa de apoio francês
DR Apicultore­s do Bié têm promessa de apoio francês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola