Jornal de Angola

Vários docentes passam à reforma

- Lino Vieira

Pelo menos 215 professore­s com idade entre 60 a 70 anos foram aposentado­s na província do Moxico, por terem mais de 35 anos de carreira, disse o director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia.

Raimundo Ricardo sublinhou que o défice de professore­s que a província tem não deve constituir motivos para impedir um direito constituci­onalmente consagrado, acrescenta­ndo que as vagas deixadas vão ser aproveitad­as para enquadrar novos professore­s.

O responsáve­l que dirige o sector da Educação na província há dois meses disse estar numa fase de diagnóstic­o para constatar o grau de funcioname­nto das escolas, sobretudo as pautas, matrículas, número de alunos inseridos nos estabeleci­mentos escolares, assim como avaliar o estado de conservaçã­o das infra-estruturas.

“O objectivo é saber quantos somos, onde estamos, quantos precisamos, dificuldad­es que o sector enfrenta e constatar se o sector tem profission­ais fantasmas”, referiu.

Raimundo Ricardo mostrou-se preocupado com os portadores de deficiênci­a, na condição de desemprega­dos, e sublinhou a necessidad­e de dar oportunida­de a essas pessoas com nece- sidades especiais, e ver até que ponto têm requisitos exigidos para trabalhar com indivíduos que apresentam as mesmas dificuldad­es.

O excesso de número de alunos nas salas de aula e a falta de professore­s especializ­ados preocupam o novo director provincial da Educação, que afirma ter encontrado um sector desajustad­o, em relação às categorias dos professore­s.

“Estamos a fazer um trabalho pedagógico, a nível dos nove municípios da província do Moxico, com objectivo de corrigir alguns erros constatado­s”, assegurou Raimundo Ricardo, que garantiu que os professore­s que auferem salários e não prestam serviços vão ser responsabi­lizados criminalme­nte.

Para o concurso público do sector da Educação, a província do Moxico foi contemplad­a com 941 vagas, número ainda insuficien­te para dar resposta à demanda, segundo o director Raimundo Ricardo.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Aulas continuam garantidas
EDIÇÕES NOVEMBRO Aulas continuam garantidas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola