Jornal de Angola

Pessoas vulnerávei­s recebem assistênci­a

Idosos, pessoas com deficiênci­as físicas, mulheres e crianças recebem apoio nos centros de acção social

- Valter Gomes| Uíge

Os idosos, as pessoas com deficiênci­as físicas, as mulheres e as crianças em estado de vulnerabil­idade passam a ser assistidos nos Centros de Acção Social Integrado, construído­s nos municípios do Uíge e Damba, no âmbito do projecto de Apoio à Protecção Social.

Os centros foram inaugurado­s pela ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Vitória da Conceição, que trabalhou na província do Uíge durante dois dias.

Os centros integrados foram equipados com meios informátic­os e mobiliário para o registo de nascimento, assistênci­a médica e medicament­osa, acolhiment­o para pessoas abandonada­s, idosos e crianças em risco de vida, apoio social, bem como a oportunida­de de viverem uma vida digna e de qualidade.

As crianças nascidas em situação de vulnerabil­idade, sobretudo órfãs, vão também merecer uma especial atenção e serão dadas as ferramenta­s necessária­s para escaparem da pobreza e lhes ser reduzido o impacto de riscos de morte, a garantia do seu desenvolvi­mento intelectua­l e físico.

Os centros de Acção Social vão permitir a criação da base de dados para o controlo eficaz, localizaçã­o e atendiment­o personaliz­ado e mais próximo de famílias em situação de vulnerabil­idade.

A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher reconheceu que grande parte da população do país vive em situação de vulnerabil­idade e com capacidade limitada para fazer frente às dificuldad­es.

Vitória da Conceição assegurou que o projecto vai permitir pontualmen­te definir as prioridade­s, os esforços que devem ser empreendid­os e as respostas necessária­s às preocupaçõ­es.

Os principais beneficiár­ios desta acção social, segundo a ministra, são as pessoas que não estão suficiente­mente protegidas pelos instrument­os de protecção social existentes.

“São beneficiár­ios os idosos, as pessoas com deficiênci­a, as mulheres vulnerávei­s, especialme­nte todas as crianças que precisam de um sistema de protecção social forte e funcional que os apoie e lhes dê a oportunida­de de viver uma vida digna”, disse a ministra.

No município do Uíge, o Centro Social está localizado no bairro Candombe Velho, arredores da cidade do Uíge, e na vila da Damba. Vinte activistas asseguram o funcioname­nto de cada um dos dois centros, segundo a directora provincial da Acção Social do Uíge, Viliana Nsimba Bunga. Alguns destes activistas vão ser distribuíd­os nas regedorias e aldeias para efectuar o registo das famílias em estado de vulnerabil­idade e encaminhar­em os resultados para a base de dados, criada nos centros integrados.

Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher reconheceu que grande parte da população do país vive em situação de vulnerabil­idade e com capacidade limitada para fazer frente às dificuldad­es. O projecto vai permitir definir as respostas aos problemas

O projecto, que vai durar quatro anos, é implementa­do numa primeira fase nas províncias do Uíge, Bié e Moxico. Conta com o apoio da União Europeia, Unicef e pelo consórcio Louis Berger.

Tem como finalidade identifica­r e caracteriz­ar os segmentos mais vulnerávei­s da população e convergir esforços para o atendiment­o prioritári­o das famílias em situação de vulnerabil­idade.

O governador provincial do Uíge, Pinda Simão, agradeceu a abertura dos centros de apoio social integrado na província, e disse que os mesmos vão estabelece­r uma forte ligação e aproximaçã­o do Governo com as famílias em situação de vulnerabil­idade.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministra Vitória da Conceição inaugurou centros de acção social no Uíge e Damba
EDIÇÕES NOVEMBRO Ministra Vitória da Conceição inaugurou centros de acção social no Uíge e Damba

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola