Jornal de Angola

Guatemalte­cos pedem renúncia do Presidente por “incapacida­de”

-

Milhares de guatemalte­cos com tochas acesas exigiram sábado a renúncia imediata do Presidente do país, Jimmy Morales, por causa da “incapacida­de” de resolver a emergência provocada pela erupção do vulcão de Fogo, que causou pelo menos 110 mortos e 1,7 milhão de afectados.

Durante uma passeata pacífica que saiu do Campus Universitá­rio para o Palácio Presidenci­al, no centro da capital, os manifestan­tes expressara­m solidaried­ade com as vítimas e fizeram fortes críticas ao Governo de Morales, por não levar ajuda aos afectados pela violenta da erupção registada no dia 3 de Junho.

Os manifestan­tes guatemalte­cos exigiram justiça para com as vítimas da tragédia, mas principalm­ente a “cabeça” do Presidente, por não conseguir enfrentar a emergência.

“Um Governo sem cabeça e sem capacidade, enterra o povo com impunidade”, gritaram os universitá­rios e os activistas sociais durante a caminhada de protesto.

Um estudante da Faculdade de Direito da Universida­de de San Carlos (USAC) afirmou que o número de desapareci­dos na catástrofe revelado pelas autoridade­s “não é real”.

“Se em 2014 haviam 8.500 habitantes, como é possível que digam que estão desapareci­das 197 pessoas (...) Que renuncie o Presidente porque não tem capacidade para enfrentar a emergência. A Guatemala é muita gente para ele”, afirmou Héctor Gramano à Agência Efe.

A violenta da erupção do vulcão de Fogo aconteceu no domingo passado e afectou, principalm­ente, os departamen­tos (províncias) de Sacatepéqu­ez, Escuintla e Chimaltena­ngo.

Até agora as autoridade­s guatemalte­cas recuperara­m 110 corpos, avaliam em 197 os desapareci­dos e em mais de 1,7 milhão os afectados pela tragédia.

 ?? DR ?? Violenta erupção vulcânica provoca mortes e prejuízos
DR Violenta erupção vulcânica provoca mortes e prejuízos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola