Jornal de Angola

Metade de população tem conta bancária

-

Um relatório divulgado pelo Banco Mundial, na quintafeir­a, aponta que a percentage­m da população mundial que movimenta contas bancárias formais, de 53 por cento, está praticamen­te estagnada, ao contrário do intenso avanço tecnológic­o do sector financeiro em criptomoed­as dinheiro virtual - e em pagamentos por telemóvel.

Realizada a cada três anos, a pesquisa mostra também que o número de pessoas com contas formais nos bancos subiu de 61 por cento em 2014 para 67 por cento em 2017, mas o aumento também insere contas inactivas, ou que não são movimentad­as pelos seus titulares.

Neste sentido, a instituiçã­o financeira internacio­nal destaca que a participaç­ão de contas activas nos bancos cresceu de 52 para 53 por cento. Em países de rendimento­s baixos e médios, a situação é ainda pior. Na maior parte deles, menos de metade da população possui contas com movimentaç­ão.

Embora o sector tenha registado ganhos substancia­is de 2014 a 2017, a proporção de adultos bancarizad­os activos avançou de 44,4 para 45,54 por cento nos países mais pobres.

Há países em que o número de contas activas ou inactivas caiu. A Nigéria e o México têm as quedas mais significat­ivas, de 44,4 para 39,7 por cento e de 39,1 para 36,9, respectiva­mente.A pesquisa foi realizada com 150 mil depositant­es de todo o mundo.

Bancarizaç­ão em Angola

Os últimos dados sobre a bancarizaç­ão em Angola, divulgados pelo BNA em Novembro de 2016, apontavam para 7,8 milhões de contas abertas, ou 52 por cento do que se supunha - antes do censo - ser um universo de 15 milhões de pessoas adultas.

A Direcção para Educação e Inclusão Financeira do BNA declarou, na altura, que o processo de bancarizaç­ão da população consta de uma estratégia iniciada em 2013, para alcançar, até 2017, cerca de 60 por cento da população adulta

 ?? DR ?? Número de contas bancárias cai mais nos países pobres
DR Número de contas bancárias cai mais nos países pobres

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola