Jornal de Angola

Portugal lidera lista dos piores pagadores aos fornecedor­es

-

Só o Estado italiano demora mais tempo do que o português a pagar as facturas aos fornecedor­es. As empresas portuguesa­s aguardam, em média, 86 dias até conseguire­m receber do sector público, um tempo de espera que é mais do dobro da média europeia (40 dias) e só abaixo do reportado pelas empresas italianas (104 dias).

Estes dados são do Relatório Europeu de Pagamentos 2018 da Intrum. Entre Janeiro e Março de 2018, esta entidade líder da indústria de serviços de gestão de crédito inquiriu 9607 empresas em 29 países europeus: a União Europeia (UE)sem Chipre, Luxemburgo e Malta, mais Suíça, Noruega, Sérvia e Bósnia. O ministro português das Finanças, Mário Centeno, figura assim na penúltima posição deste ranking de prazos de pagamento do sector público na Europa.

O tempo que o sector público português demora a pagar as facturas até melhorou de 95 para 86 dias entre 2017 e 2018, mas piorou face aos 76 dias praticados em 2016. Em Espanha, por exemplo, o sector público conseguiu reduzir os prazos de pagamento de 78 para 56 dias só no último ano.

Para o director da Intrum Portugal, Luís Salvaterra, é “preocupant­e” que Portugal apenas seja ultrapassa­do pela Itália, em 29 países inquiridos. A UE estabelece que o sector público deve pagar os bens e serviços no prazo de 30 dias, salvo circunstân­cias muito excepciona­is.

Bruxelas já notificou o Governo português a cumprir a directiva europeia. E na semana passada voltou a chamar a atenção do Governo italiano para pagar a tempo e horas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola