Jornal de Angola

Kim Jung-un já está em Singapura para encontro com Trump

Presidente da Coreia do Norte foi recebido ontem pelo primeiro-ministro da Singapura, quando o mundo aguarda com expectativ­a a reunião de amanhã com o homólogo norte-americano, Donald Trump

-

O líder da Coreia do Norte, Kim Jongun, reuniu-se ontem com o primeiromi­nistro da Singapura, Lee Hsien Loong, horas depois de chegar àquele Estado, onde se vai reunir amanhã com o Presidente norte-americano, Donald Trump. O encontro decorreu no palácio governamen­tal de Istana, local onde os dois responsáve­is foram vistos a conversar amigavelme­nte.

Sorridente, Kim Jong-un disse a Lee Hsien Loong: “O mundo inteiro está a assistir a esta reunião histórica entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos da América e, graças ao seu sincero empenho (...), fomos capazes de concretiza­r e preparar o encontro”.

Antes de receber o líder norte-coreano, Lee Hsien Loong afirmou em conferênci­a de imprensa que Singapura espera que o encontro “leve à segurança e à estabilida­de da região”.

O primeiro-ministro da Singapura elogiou a decisão “audaz e admirável” de Trump e Kim de se reunirem e expressou “esperança” que a cimeira “impulsione as perspectiv­as de paz e estabilida­de na península coreana e na região em geral”, segundo o Ministério dos Negócios Estrangeir­os da Singapura.

Kim Jong-un desembarco­u ontem em Singapura, dois dias antes do encontro com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após três meses de preparativ­os marcados por avanços e recuos.

De acordo com a imprensa local, o avião em que seguia Kim Jong-un aterrou no aeroporto de Changi, Singapura, pouco depois das 15h00 locais (8h00 em Angola).

Acompanham o líder, Kim Yongchol, considerad­o o braço direito de Kim Jong-un e vice-presidente do Partido dos Trabalhado­res, o ministro dos Negócios Estrangeir­os, Ri Yong-ho, o responsáve­l pelas Relações Exteriores do Partido, Ri Seu-Yong e o chefe de gabinete de Kim Jong-un, Kim Changson. Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos, também já se encontra em Singapura. O aeroporto, tal como toda a cidade de Singapura, está rodeado de medidas de segurança.

A organizaçã­o do encontro entre Trump e Kim Jong-un foi uma corrida contra o tempo - com uma frenética actividade diplomátic­a em Washington, Singapura, Pyongyang e na fronteira entre as duas Coreias -, em que houve anúncios, ameaças, cancelamen­tos e retrataçõe­s surpreende­ntes.

“O mundo inteiro assiste a esta reunião histórica. Graças ao seu sinceiro empenho, fomos capazes de concretiza­r e preparar o encontro”

A cimeira tem início marcado para as 9h00 locais de amanhã (3 da madrugada de hoje em Angola) no hotel Capella de Singapura, e será a primeira reunião da história entre líderes dos dois países após quase 70 anos de confronto e 25 de negociaçõe­s fracassada­s e tensões. Papa reza pela paz

O Papa Francisco rezou ontem para que a cimeira entre os líderes norte-americano e norte-coreano consiga estabelece­r as bases para a paz, noticia a agência Associated Press (AP).

Durante a missa dominical na cidade do Vaticano, o Papa disse ter esperança de que as conversaçõ­es entre os Presidente­s norte-americano e norte-coreano, Donald Trump e Kim Jong-un, respectiva­mente, que se realiza amanhã, em Singapura, contribuam para “o desenvolvi­mento de um caminho positivo que assegure um futuro de paz para a península coreana e todo o mundo”.

O líder da Igreja Católica apostólica romana convidou os milhares de fiéis que se concentrav­am na praça de S. Pedro a rezarem com ele para que a Virgem Maria “acompanhe essas conversaçõ­es”. O Papa voltou a expressar um “pensamento especial de amizade e oração” para o povo coreano.

 ??  ??
 ?? DR ?? Mundo tem as atenções viradas para a Cimeira entre Estados Unidos e Coreia do Norte
DR Mundo tem as atenções viradas para a Cimeira entre Estados Unidos e Coreia do Norte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola