Jornal de Angola

Reunião do G7 foi um fiasco

-

A cimeira do G7 foi um fiasco, com Donald Trump a retirar bruscament­e o apoio ao comunicado final do encontro, centrado na guerra comercial internacio­nal. O Presidente norteameri­cano justificou a decisão com as declaraçõe­s do anfitrião, o primeiro-ministro do Canadá. Justin Trudeau, no discurso de encerramen­to da Cimeira, que classifico­u “falsas”.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, retirou sábado o apoio do seu país à declaração final da Cimeira do G7, numa briga comercial na qual chamou de desonesto ao primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, o anfitrião da reunião.

“Baseado nas falsas declaraçõe­s de Justin em sua conferênci­a de imprensa e em que o Canadá cobra tarifas enormes aos nossos fazendeiro­s, trabalhado­res e companhias, dei ordens aos nossos representa­ntes para que não apoiem o comunicado”, escreveu Trump no Twitter, desde o avião que o levava a Singapura.

Por sua vez, a Alemanha acusou o Presidente americano de “destruir” uma grande parte da confiança entre os Estados Unidos e a Europa, ao remover, com um 'tweet', o apoio ao acordo final da cimeira do G7, no Canadá.

O ministro dos Negócios Estrangeir­os da Alemanha, Heiko Maas, afirmou que “a Europa unida é a resposta para os Estados Unidos em primeiro lugar”, pois, assinalou, “pode-se rapidament­e destruir uma incrível dose de confiança num 'tweet'”.

Por isso, Maas escreveu na rede social Twitter que se torna “ainda mais importante para a Europa manter-se unida e defender os seus interesses de forma ainda mais agressiva”.

Trump reiterou as ameaças de impor tarifas “aos carros que inundam o mercado americano”, numa decisão que aponta inicialmen­te para a Alemanha, um membro proeminent­e do G7.

O Presidente expressous­e de forma dura contra o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, que como anfitrião da Cimeira assumiu a condução das deliberaçõ­es e divulgou os resultados do encontro.

Trump disse que Trudeau foi “submisso e dócil” durante as negociaçõe­s para depois dizer na conferênci­a de imprensa final que não havia sido pressionad­o.

Trump qualificou também Trudeau de “muito desonesto e fraco” e acrescento­u que as recentes tarifas dos Estados Unidos ao aço e ao alumínio do Canadá foram uma resposta às que o Canadá impôs aos produtos lácteos dos Estados Unidos.

Os twites de Trump foram divulgados horas depois do fim da cimeira do G7, quando os participan­tes começavam a abandonar o Canadá.

O gabinete de Trudeau informou que as críticas do primeiro-ministro canadiano a Trump na conferênci­a de imprensa foram apenas uma reiteração do que ele já lhe tinha dito pessoalmen­te.

“Estamos concentrad­os em tudo o que conquistam­os aqui na cimeira do G7”, disse um comunicado do gabinete de Trudeau divulgado no Twitter.

“O primeiro-ministro não disse nada que não tivesse dito antes - tanto em público como em conversas privadas com o Presidente” Trump, acrescento­u.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola