Jornal de Angola

Sérvia propõe acordo de protecção de dados confidenci­ais

Angola quer apoio para a modernizaç­ão das Forças Armadas Angolanas e a formação de quadros no domínio militar

- Adelina Inácio

A Sérvia propôs ontem a Angola um acordo para a troca e protecção mútua de dados confidenci­ais no domínio da engenharia e formação militares. A intenção foi manifestad­a pelo secretário de Estado da Defesa da Sérvia, Aleksandar Zivkovic, na abertura da quarta reunião do Comité conjunto de Cooperação e Defesa Angola-Sérvia.

Aleksandar Zivkovic propôs uma cooperação entre os serviços de segurança para combater o terrorismo e o aprofundam­ento da cooperação no domínio científico e investigaç­ão, além da formação continua de cadetes em estudos básicos.

O ministro sérvio defendeu, durante o encontro, a revisão dos acordos de cooperação económica, militar, da aviação e equipament­os.

O também co-presidente do Comité Conjunto de Cooperação de Defesa Angolasérv­ia acredita que os dois países podem ter uma cooperação favorável. “A Sérvia está decidida em continuar a cooperação com Angola nas áreas da técnica militar e médica militar”, disse.

Aleksandar Zivkovic afirmou que Angola é um parceiro estratégic­o para a Sérvia na região central e austral de África, e pretende cooperar em áreas em que as Forças Armadas Angolanas necessitar­em.

“As relações de amizade entre os dois países garantes bases para o aprofundam­ento da cooperação, em particular no domínio da Defesa”, sublinhou.

Potencial técnico

O secretário de Estado dos Recursos Materiais e Infraestru­turas garantiu que o Ministério da Defesa Nacional está focado no potencial técnico e na experiênci­a da Sérvia no domínio da Defesa, por isso pretende aprofundar a cooperação já existente, com maior incidência nos domínios de formação de quadros em especialid­ades ainda não ministrada­s no país e em outras acções a explorar que contribuam efectivame­nte para a modernizaç­ão das Forças Armadas Angolanas (FAA).

Afonso Carlos Neto falou das acções do sector e do ambiente político, económico e social que o país vive e que passam pela aposta na transparên­cia, boa governação e nas acções essenciais para o fortalecim­ento das bases para a reconcilia­ção nacional.

O responsáve­l sublinhou que o sector da Defesa deve continuar a cumprir com a sua missão de preservaçã­o da integridad­e territoria­l, estabilida­de política e social.

Para Afonso Carlos Neto, a reunião, que termina amanhã, confirma a vontade dos dois países em reforçar a cooperação já existente entre os dois países.

Para o secretário de Estado, a crise financeira que Angola vive continua a ser impediment­o para a implementa­ção de grande parte dos projectos e programas acordados na reunião passada entre os países. O secretário de Estado ressaltou que, com excepção do exercício médico-militar trilateral, Angola/Sérvia/Estados Unidos da América denominado “Pambala Angola 2017”, assistiu-se à interrupçã­o de grande parte dos projectos e programas.

Na III Reunião do Comité Conjunto de Cooperação Angola-Sérvia os dois países analisam a cooperação económica-militar, projectos e programas nos domínios dos recursos materiais e infra-estruturas, principalm­ente ligadas a questões de armamento e técnica, projectos de construção e indústria de Defesa. As partes analisam também a cooperação entre os serviços de saúde militar.

Histórico da cooperação

Em 2011, os ministros da Defesa de Angola e da República da Sérvia assinaram, em Luanda, um protocolo de cooperação técnico-militar.

Na altura, as delegações de ambos os países tiveram dois dias de conversaçõ­es, onde discutiram assuntos de interesse bilateral e um acordo geral de cooperação técnico-militar, que se baseia na formação de quadros militares para as Forças Armadas Angolanas (FAA) e no apoio à saúde e assistênci­a médica militar.

Os governos de Angola e da Sérvia decidiram também criar um comité misto de cooperação da Defesa com o propósito de melhorar e dinamizar os objectivos pretendido­s por este acordo.

Em 2014, os dois países realizaram, em Luanda, a II reunião do Comité Conjunto de Cooperação no domínio da Defesa que reforçou o intercâmbi­o no domínio militar.

A crise financeira que Angola vive continua a ser impediment­o para a implementa­ção de grande parte dos projectos e programas acordados na reunião anterior

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Delegação dos dois países concluem amanhã conversaçõ­es oficiais para alargar a cooperação
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Delegação dos dois países concluem amanhã conversaçõ­es oficiais para alargar a cooperação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola