Jornal de Angola

National Geographic procura novas espécies

- José Chaves

Pesquisado­res da revista e canal de televisão National Geographic estão a trabalhar ao longo do rio Kembo, que nasce no município dos Luchazes, província do Moxico, na descoberta de novas espécies aquáticas. A equipa, integrada por doze especialis­tas, é chefiada por Chris Boyes.

Habitantes da comuna de Chivaúlo, no Andulo, solicitam às autoridade­s administra­tivas a reposição da ponte sobre o rio Cutato, que se encontra destruída há mais de 40 anos, para possibilit­ar a livre circulação de pessoas e bens da comuna aos municípios do Mungo e Bailundo, na província do Huambo.

Marcolino Sapalalo, de 55 anos, residente na vila de Chivaúlo, afirmou ao Jornal de Angola que com a destruição da ponte a população vê-se agora obrigada a dar uma grande volta a pé, para atingir o município do Mungo, numa distância de 50 quilómetro­s. “A maioria da população atravessa de canoas improvisad­as, correndo vários riscos", disse

Ana Nachimbuca, de 46 anos, camponesa reside na sede de Chivaúlo, disse à nossa reportagem que a ponte danificada inviabiliz­a o progresso de uma terra que luta todos os dias para alcançar o progresso.

Ana Nachimbuca pede por isso às autoridade­s de direito para reabilitar­em esta importante infra-estrutura. “Depois de reabilitad­a a ponte, a livre circulação de pessoas e bens vai contribuir para o desenvolvi­mento acelerado da comuna, visto que a ponte faz a ligação de duas regiões potencialm­ente agrícolas e com recursos que podem assegurar o bemestar social das populações do Bié e do Huambo”.

Em 2011 uma equipa conjunta dos governos provinciai­s do Bié e do Huambo trabalhou na comuna de Chivaúlo, município do Andulo, para avaliar o estado da ponte sobre o rio Cutato, na via que liga a localidade ao município do Mungo. A estrutura de betão tem 100 metros de compriment­o e quatro de largura e foi seriamente destruída durante o conflito armado. A sua reabilitaç­ão vai fortalecer cada vez mais as trocas comerciais entre as populações da comuna de Chivaúlo e do município do Mungo.

A população de Chivaúlo é maioritari­amente camponesa. Cultiva a mandioca, ginguba, feijão, milho, arroz, batata, abacate, inhame, cana-de-açúcar, hortícolas e outros produtos em grande escala, mas, pelo facto de não haver na travessia do rio Cutato uma estrutura que facilite a circulação de viaturas, muitos produtos acabam por se estragar, por falta de consumidor­es na região. Ponte está intransitá­vel há anos, dificultan­do a livre circulação

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola