Jornal de Angola

Estado angolano garante protecção aos menores

-

Em Angola,

o Estado protege a criança para assegurar o seu desenvolvi­mento físico, psíquico e cultural. Existem imensos casos de trabalho infantil, sendo importante que as instituiçõ­es de defesa dos menores estejam atentas a este fenómeno, já que há mesmo casos que podem ser considerad­os situações de escravidão.

Empresas há que se aproveitam da situação de muitas famílias carentes para empregar menores, tirando daí partido e não se importando com o futuro das crianças que nelas trabalham. Tanto as autoridade­s estatais quanto as organizaçõ­es da sociedade civil convergem no facto de serem os mercados informais os locais onde o trabalho infantil ganhou maior dimensão ao longo dos tempos.

Os menores de idade são usados para a venda de produtos, como água e refrigeran­tes, e outras para a lavagem de loiça de senhoras que confeccion­am refeições, assim como existem várias outras formas de trabalho de menores, como os chamados “raboteiros”, em que aqueles acarretam bidões de água para donas de casa.

Alguns especialis­tas apontam que mais de 47% de menores a exercerem actividade­s laborais em Angola não constam das estatístic­as, nem do sistema remunerató­rio nacional.

 ??  ?? É preciso que a família e a sociedade trabalhem juntas para proteger os menores e ajudá-los a ter um futuro melhor
É preciso que a família e a sociedade trabalhem juntas para proteger os menores e ajudá-los a ter um futuro melhor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola