Jornal de Angola

Cultura angolana patente no CCBA

- Francisco Pedro

A Embaixada do Brasil inaugura hoje, às 18h30, no Centro Cultural Brasil-Angola, em Luanda, a exposição internacio­nal “A Língua Portuguesa em Nós”.

De acordo com o embaixador do Brasil, Paulino Franco de Carvalho Neto, ontem, em conferênci­a de imprensa, a mostra incorpora, também, a componente cultural angolana. Além disso, existe um módulo em que os angolanos devem aproveitar para gravar falares que caracteriz­am o português de Angola, como palavras originais e o sotaque.

O módulo, em que os visitantes podem gravar músicas, recitar poemas, ou contar histórias, vai permitir que o acervo cedido pelo Museu da Língua Portuguesa, criado em 2006, em São Paulo, Brasil, seja enriquecid­o com a riqueza do português de Angola.

A exposição fica patente ao público entre 13 de Junho e 8 de Agosto, antes esteve em Cabo Verde, depois segue para Moçambique. A mostra retata a história, a partir do Século XV, e a diversidad­e do idioma, várias etapas e metamorfos­es, até à fase actual em que ocorreu o acordo ortográfic­o, no Século XXI.

A maioria dos paínes contendo fotos, mapas e textos, impressos e em suportes digitais, apresentam conteúdos brasileiro­s: a língua e a relação com a cultura.As palavras “tapioca”, “”jabuti”", “cuia”, “caatinga”, "moleque”, entre outras, figuram da riqueza das peças linguístic­as que compõem a exposição.

A organizaçã­o afirma que a exposição itinerante propõe diálogos e trocas com falantes da língua portuguesa no continente africano e no arquipélag­o cabo-verdiano.

O conteúdo foi organizado a partir de quatro eixos te-máticos: “Nós da língua portuguesa no Mundo”, “História da Língua Portuguesa no Brasil” e “Poesia e prosa e diálogos”.

 ?? MOTA ABRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Cultura de vários povos vai interagir durante a exposição
MOTA ABRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Cultura de vários povos vai interagir durante a exposição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola