Jornal de Angola

Estados Unidos garantem segurança sem precedente­s

-

Os Estados Unidos disseram estar “preparados” para oferecer à Coreia do Norte garantias de segurança sem precedente­s na história das negociaçõe­s nucleares entre os dois países, segundo o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo.

“Estamos preparados para oferecer garantias de segurança que são diferentes e únicas se comparado com o que os Estados Unidos fizeram no passado”, disse Pompeo em conferênci­a de imprensa em Singapura, horas antes da cimeira de líderes.

O titular da diplomacia de Washington respondeu assim a uma pergunta sobre se o Presidente americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jongun, conversari­am sobre a presença de mais de 28 mil soldados americanos na Coreia do Sul.

No entanto, Mide Pompeo evitou esclarecer se as garantias de segurança que Washington está disposto a oferecer a Pyongyang têm a ver com uma redução ou retirada das tropas na península coreana. “Estamos preparados para tomar medidas que darão (à Coreia do Norte) uma certeza suficiente que podem estar cómodos sabendo que a desnuclear­ização não acaba mal para eles”, limitou-se a indicar Pompeo.

Isso não significa, referiu, que o Governo de Trump tenha “mudado” o objectivo da sua aproximaçã­o diplomátic­a com as autoridade­s de Pyongyang.

“A desnuclear­ização completa, verificáve­l e irreversív­el da península coreana é o único resultado que os Estados Unidos aceitarão”, disse Mike Pompeo.

“Vamos assegurar que estabelece­mos um sistema suficiente­mente robusto para verificar” que os nortecorea­nos cumprem com os compromiss­os de desnuclear­ização, prometeu.

O secretário de Estado mostrou-se “muito optimista” sobre o sucesso da cúpula de hoje, mas também rebaixou as expectativ­as sobre o resultado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola