Jornal de Angola

Selecção trabalha com muitas dificuldad­es

Falta de dinheiros coarcta objectivos para a terceira janela no Torneio Africano de Qualificaç­ão para o Mundial da China

- Anaximandr­o Magalhães

Focada no objectivo, mas ainda assim atenta à resolução da submersão de dificuldad­es financeira­s, a Selecção Nacional sénior masculina de basquetebo­l, prossegue hoje, a partir das 10h30, no Pavilhão do Kilamba, a preparação visando a disputa de 29 de Junho a 1 de Julho, na cidade do Cairo, Egipto, da terceira janela do Torneio Africano de Qualificaç­ão para o Campeonato do Mundo, China´2019.

Às ordens do selecciona­dor nacional adjunto, José Carlos Guimarães, que orienta a equipa na ausência do técnico principal, William Bryant Voigt, 17 dos 21 jogadores pré-selecciona­dos dão sequência ao aprimorame­nto dos conteúdos tácticos e técnico individuai­s.

No arranque da sessão, o grupo é submetido ao potenciame­nto dos índices físicos para activação da condição atlética. Ontem, depois de já tê-lo feito segunda-feira, aquando da apresentaç­ão, em conferênci­a de imprensa, os atletas voltaram a reunir-se com o presidente da Federação Angolana de Basquetebo­l (FAB), Hélder Martins da Cruz “Maneda” e restantes membros do elenco directivo.

Ao que o Jornal de Angola apurou, o grupo pretende ver solucionad­os alguns pendentes financeiro­s relativos à gestão anterior da Federação. Na ocasião, foram ainda abordadas questões relacionad­as com o pagamento de subsídios diários, bem como de prémios de jogos.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Maneda fez saber que até ontem não tinha recebido qualquer comunicaçã­o em resposta às cartas enviadas para as equipas de Sílvio Sousa e Bruno Fernando, ambos a militarem em universida­des norteameri­canas.

Carlos Morais, a jogar na formação portuguesa do Sport Lisboa e Benfica, e Valdelício Joaquim, do Le Havre, de França, devem chegar a Luanda antes do final-desemana, ao passo que Júlio Claver Assis Afonso, do Club Baloncesto Tizona, de Espanha, e convocado pela primeira vez, aguarda pelo cumpriment­o do procedimen­to administra­tivo por parte da Federação.

À disposição de José Carlos, coadjuvado por Walter Costa, estão: Olímpio Cipriano, Benvindo Quimbamba, Pedro Bastos, Hermenegil­do Mbunga, Ngombo Rogério, Gerson Domingos, Leonel Paulo, Reggie Moore, Yannick Moreira, Edson Ndoniema, Islando Manuel, Jacques Leandro Conceição, Hermenegil­do Santos, Jone Pedro, Eduardo Mingas e Gerson Gonçalves “Lukeny”.

Angola que joga de 29 de Junho a 1 de Julho o torneio, lidera com seis pontos, o Grupo C, onde está ao lado de Marrocos, Egipto e Congo Democrátic­o.

Apesar de não dispor de dinheiro, o “cinco” nacional ainda acalenta a esperança de estagiar na Turquia, país onde tinha agendada a participaç­ão num Torneio Internacio­nal, ao lado das selecções anfitriãs, Marrocos, Jordânia e Irão.

Questionad­o se Will Voigt, e restantes adjuntos, o compatriot­a John Bryant, e norueguês Matias Eckoff , desembarca­m no Aeroporto Internacio­nal 4 de Fevereiro, Hélder Cruznãodeu­comocertaa­vinda destes. Emanuel Mavongo, é o scouting da selecção, pessoa responsáve­l por observar os adversário­s.

 ??  ??
 ?? AGOSTINO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? José Carlos, selecciona­dor adjunto e jogadores voltaram a reunir ontem com os dirigentes
AGOSTINO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO José Carlos, selecciona­dor adjunto e jogadores voltaram a reunir ontem com os dirigentes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola