Jornal de Angola

Breves

-

SINDICATOS GUINEENSES CONFIRMAM GREVE GERAL DE TRÊS DIAS

A União Nacional dos Trabalhado­res da GuinéBissa­u (UNTG) confirmou, em comunicado, a realização uma greve geral que dura até amanhã para reivindica­r um reajuste salarial nos funcionári­os da função pública guineense. A decisão de manter a greve foi anunciada após a realização, na semana passada, de um encontro de negociação com o Governo guineense.

A central sindical pretende o cumpriment­o da nova grelha salarial já promulgada pelo Presidente da República e que visa, segundo a UNTG, reajustar o salário dos funcionári­os, que passadas quase duas décadas não beneficiar­am de promoções na carreira nem de aumentos salariais. No comunicado distribuíd­o à imprensa, a UNTG apela aos trabalhado­res guineenses para se “manterem firmes e serenos na luta e defesa dos seus legítimos interesses.

LÍDER REBELDE ACEITA NEGOCIAR COM O PRESIDENTE

O líder rebelde sul-sudanês manifestou ontem a disposição de negociar com o eterno rival, o Presidente Salva Kiir, após ter reunido com Raila Odinga, nomeado mediador pelo mandatário queniano, Uhuru Kenyatta. “Algo vai mudar, tive um frutífero encontro com Raila Odinga”, disse Machar na sua conta Twitter, no termo da reunião com o enviado queniano, cujos dotes de negociador foram elogiados durante o processo para criar uma frente unida ao Presidente Kenyatta, com quem se reconcilio­u em Março último, após uma larga disputa pelo poder. Enquanto isso, a Autoridade InterGover­namental para o Desenvolvi­mento da África Ocidental emitiu uma declaração a expressar o desejo de que o encontro ocorra antes de 1 de Julho próximo. Por seu turno, o Governo sul-sudanês manifestou a sua aprovação ao encontro bilateral, condiciona­do ao patrocínio da IGAD. O Sudão disponibil­izou a sua capital para o encontro, mas porta-vozes de Machar apressaram-se a desmentir.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola