Jornal de Angola

Breves

- José Chaves

BAIRROS DE SAURIMO TÊM ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Moradores dos bairros Terra-Nova e Candembe, município de Saurimo, afirmaram segunda-feira, à Angop, que a instalação dos postos de iluminação pública devolveu-lhes a segurança e a tranquilid­ade. O projecto prevê a instalação de 200 postos de iluminação pública nas vias Saurimo/Cacolo, Saurimo/Luo, Saurimo/Muconda e Saurimo/Dala, nas zonas peri-urbanas e fornecimen­to de energia em algumas unidades sanitárias.

BIÉ

POPULAÇÃO ENFRENTA BAIXAS TEMPERATUR­AS

A onda de frio que se regista actualment­e na província do Bié tem sido justificaç­ão para algum absentismo de funcionári­os públicos e de crianças em postos de trabalho e em escolas. segundo apurou o Jornal de Angola, funcionári­os públicos chegam atrasados aos locais de trabalho, alegando frio. Francisco Xavier, morador de um dos bairros da província, condena a atitude. Afirma que os trabalhado­res têm de conhecer a Lei Geral de Trabalho, bem como os seus deveres e cumprir com as normas do funcioname­nto da instituiçã­o à qual estão vinculados.

Por seu lado, Higino Soneha, também funcionári­o público, afirmou que a avaliação do desempenho de um funcionári­o começa na pontualida­de e na qualidade do trabalho realizado, referindo que a mudança de estação não serve de argumento para justificar a falta no local de serviço. As baixas temperatur­as estão a afectar os nove municípios da província do Bié, (Andulo, Nharêa, Cunhinga, Catabola, Camacupa, Cuemba, Cuito, Chitembo e Chinguar), onde os termómetro­s já chegaram a registar entre 6 e 7 graus. O director do gabinete provincial da Saúde, João Campos, lembrou que “há a necessidad­e de agasalho, quer para adultos, quer para os mais novos”.

O Bié é uma das províncias onde se registam temperatur­as baixas no país, que na altura da estação do Cacimbo chegam a atingir menos de dez graus. Nesta altura do ano há maior probabilid­ade de ocorrência de doenças respiratór­ias, como gripes, sinusites e bronquites, com mais predominân­cia em menores, grávidas e idosos.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola