Jornal de Angola

Colecção “Kauyka” em línguas nacionais

A nova colecção “Kauyka” da autoria de Ana Maria de Oliveira é lançada sábado

- Manuel Albano

A escritora Ana Maria de Oliveira apresenta, no sábado, no Jango da União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda, a colecção infantil “Kauyka” em seis línguas nacionais, 19 anos depois do lançamento da primeira edição.

O lançamento é animado pelo Duo Canhoto e visa saudar o 16 de Junho, Dia da Criança Africana. A colecção “Kauyka”, cuja apresentaç­ão está a cargo de Jorge Kapitango, surgiu inicialmen­te em língua portuguesa com os títulos “Nasceu a Kauyka”, “Kauyka já engatinha”, “Kauyka dá os primeiros passos, “Kauyka tem um irmão” e “Kauyka vai à escola”.

No processo de desenvolvi­mento do projecto e na expectativ­a da sua utilização pelas diferentes franjas da sociedade a nível nacional, foi encetado um árduo processo de tradução em línguas nacionais, estando já concluída e editada nas línguas nacionais kimbundu, umbundu, kikongo, cokwé, nganguela e oshikwanya­ma.

A UEA informou, em comunicado, que está previsto o lançamento da obra em línguas nacionais kuvale, nyaneka e ibinda.

A série “Kauyka” tem temas educativos e instrutivo­s com carácter pedagógico­por serem parte integrante da vida quotidiana dos alunos. A colecção é um manual complement­ar para alunos e professore­s e os conteúdos constituem material de apoio para o primeiro ciclo.

O objectivo desta iniciativa é permitir o acesso das crianças a leituras complement­ares nas línguas nacionais, tendo em conta a sua inserção no sistema regular de ensino, e a facilitaçã­o de falantes dessas línguas.

Ana Maria de Oliveira dedica-se à literatura infantil, privilegia­ndo as primeiras idades de leitura, com ilustraçõe­s que captam o interesse da criança e da palavra que lhe conta a estória.

A série “Kauyka” tem temas educativos e instrutivo­s com carácter pedagógico por serem parte integrante da vida quotidiana dos alunos

Ana Maria de Oliveira, natural de Luanda, é educadora social e antropólog­a. Entre 1993 e 1999 foi ministra da Cultura. Licenciou-se na Universida­de Nova de Lisboa e é doutorada na Universida­de de Western Cape África do Sul. Está ligada à investigaç­ão de temas relacionad­os com os costumes e práticas culturais angolanos. Publicou os livros “Angola e a expressão da sua cultura material” (1991) e “Elementos simbólicos do kimbanguis­mo” (1994). Ultimament­e tem-se dedicado mais à pesquisa sobre a Autoridade Tradiciona­l em Angola.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? A nova série “Kauyka” tem temas educativos e instrutivo­s
EDIÇÕES NOVEMBRO A nova série “Kauyka” tem temas educativos e instrutivo­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola