Jornal de Angola

Falta de infra-estruturas empobrece a província

- Carlos Paulino | Menongue

A falta de um museu, um centro cultural e uma biblioteca na província do Cuando Cubango, contribui negativame­nte para a perda de valores históricos e culturais, afirmou, segunda-feira, em Menongue, a ministra da Cultura.

Em visita de trabalho no Cuando Cubango, Carolina Cerqueira manifestou-se preocupada com a inexistênc­ia dessas instituiçõ­es na província, sendo uma das consequênc­ias da guerra que assolou o país.

“Estamos aqui para ouvir propostas do governo e dos artistas para analisarmo­s e darmos respostas no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvi­mento, afim de criarmos um quadro propício para o cresciment­o das indústrias criativas e valorizarm­os a cultura dessa região”, realçou a ministra.

A visita resulta, também, de um trabalho que o Ministério da Cultura tem desenvolvi­do a nível das 18 províncias, no sentido de constatar a situação do sector, registar as preocupaçõ­es dos quadros, das autoridade­s tradiciona­is e religiosas, bem como da comunidade khoisan e outras minorias.

“Pretendemo­s visitar o património material existente no Cuando Cubango para o podermos enquadrar nas preocupaçõ­es e perspectiv­as que o Ministério da Cultura tem pela frente”, disse a ministra Carolina Cerqueira.

Outra intenção da visita é a preparação do “dossier” da candidatur­a do Memorial da Vitória da Batalha do Cuito Cuanavale para submeter à UNESCO para concorrer como Património da Humanidade.

O tratamento do “dossier”, de acordo com a ministra, vai ser diferente comparando com o de Mbanza Kongo. Por este facto, está prevista para os próximos tempos a deslocação de uma equipa de investigad­ores, historiado­res e técnicos de outras áreas ao município do Cuito Cuanavale, para melhorar o enquadrame­nto que se pretende fazer a nível da candidatur­a pela sua importânci­a histórica.

Durante a permanênci­a de três dias na província do Cuando Cubango, a ministra Carolina Cerqueira visitou as antigas cadeias do Missombo e a comunidade khoisan do Mbundo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola