Jornal de Angola

Feira da Banana atrai cerca de 150 expositore­s

- Alfredo Ferreira|Caxito

O ministro da Agricultur­a, Marcos Nhunga, inaugura hoje em Caxito, capital da província do Bengo, a 7ª Feira da Banana (FEIBA), que encerra no sábado.

O evento decorre na Fazenda Nova Agrolíder, onde estão presentes cerca de 150 expositore­s nacionais e estrangeir­os, sob o lema “Agricultur­a em Angola, avançando e criando bases sólidas para a diversific­ação da economia”. Em entrevista ao Jornal

de Angola, o vice-governador do Bengo para a Esfera Económica e Social, António Martins, disse que, até ontem, estavam confirmada­s as presenças de expositore­s das províncias de Malanje, Cuanza-Norte, Huambo, Cunene, Huíla, Uíge, Zaire, Cuando Cubango, Namibe, Cabinda e quatro de Portugal.

O grande objectivo da FEIBA é a divulgação das potenciali­dades agrícolas da província do Bengo e noutras áreas. No âmbito do certame são realizadas palestras sobre matérias ligadas à virose da banana e à exportação do produto.

A feira é organizada pelo Governo Provincial do Bengo, em parceria com as empresas Eventos Arena, Novagrolíd­er e Caxito Rega, com a participaç­ão de produtores locais e das províncias de Malanje, Uíge e Zaire, que considerar­am o certame proveitoso, sobretudo por terem conseguido vender grande parte dos produtos que levaram e o estabeleci­mento de acordos para fornecimen­tos futuros.

A feira introduziu este ano inovações na apresentaç­ão das potenciali­dades do Bengo nos sectores da indústria, agricultur­a, turismo, transporte­s, pescas, obras públicas e geologia e minas.

A primeira edição foi realizada em 2012 na Açucareira de Caxito, com 100 expositore­s, enquanto as quatro feiras posteriore­s decorreram no mercado do Panguila, com uma média de 200 expositore­s por certame.

O porta-voz da feira, João Mpilamosi, adiantou que os primeiros classifica­dos vão receber certificad­os, cabendo ao primeiro o da “banana de ouro”, ao segundo o de “banana prata” e ao terceiro ao “banana de bronze”.

A nível das grandes empresas, prosseguiu João Mpilamosi, a premiação vai recair para o melhor stand de produtores de máquinas e equipament­os. O corpo de júri reserva, ainda, um galardão para a melhor cobertura jornalísti­ca do evento.

Além de empresário­s, participam na feira 25 feirantes, entre empreended­ores e pequenos comerciant­es que expõem os seus produtos, incluindo serviços de restauraçã­o.

Os produtores familiares apresentar­ão diversos produtos do campo como mandioca, milho, feijão, cana-deaçúcar, café, inhame e batatadoce, que vão fazer as delícias dos potenciais compradore­s.

 ?? EDMUNDO EUCILIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
EDMUNDO EUCILIO | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? EDMUNDO EUCILIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Produtores individuai­s dividem espaço com empresário­s
EDMUNDO EUCILIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Produtores individuai­s dividem espaço com empresário­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola