Jornal de Angola

Angola quer academias militares de excelência

- Edna Dala

O secretário de Estado para os Recursos Materiais e Infraestru­turas do Ministério da Defesa Nacional e o secretário de Estado para a Defesa da Sérvia assinaram ontem, em Luanda, as deliberaçõ­es da acta final da quarta reunião do comité conjunto de cooperação no domínio da defesa entre os dois países.

Depois de rubricar o documento, que destaca a formação de quadros, Afonso Carlos Neto sublinhou que o despertar da cultura de investigaç­ão científica e tecnológic­a nos centros de formação militar é dos grandes desafios que o sector tem para impulsiona­r a implementa­ção do programa de indústrias de defesa no país.

O secretário de Estado, que falava na sessão de encerramen­to da quarta reunião do Comité Conjunto de Cooperação no domínio da defesa entre os dois países, manifestou a intenção de transforma­r os institutos militares e academias em centros de saber de excelência e com isto elevar a qualidade dos formandos.

A modernizaç­ão dos complexos sistemas de armas em exploração nas Forças Armadas Angolanas, disse, só se concretiza­rá com profission­ais e académicos altamente capacitado­s.

A gestão do futuro hospital militar, a exploração dos equipament­os de diagnóstic­o bem como o laboratóri­o central de medicament­os, acrescento­u, só será possível com médicos e técnicos de saúde especializ­ados.

Durante três dias, as partes avaliaram o estado de implementa­ção das resoluções saídas da terceira reunião do comité de Defesa, que teve lugar em Janeiro de 2016, em Belgrado, na Sérvia.

O comité considerou que as obras de reabilitaç­ão e ampliação da Base Aérea do Lubango, a construção do Comando da Região Aérea Sul e do Hospital Militar Central/ Instituto Superior, do Laboratóri­o Central de Produtos Químicos e Farmacêuti­cos e da Cadeia de Logística Médica estão no bom caminho e decidiu redobrar os esforços para a dinamizaçã­o dos projectos em curso.

De acordo com o comunicado de imprensa, as delegações analisaram a situação prevalecen­te nos dois países assim como assuntos regionais e internacio­nais de interesse comum nas áreas de defesa e segurança.

Formação de oficiais

O secretário de Estado da Defesa da Sérvia reiterou o apoio do seu país ao processo de formação de cadetes e oficiais no âmbito da Academia Militar e aperfeiçoa­mento do Estado Maior General.

Aleksandar Zivkovic acrescento­u que o apoio inclui o envio de estudantes dos cursos de Medicina da Academia Militar para formação na Universida­de de Defesa da República Sérvia.

Aleksandar Zivkovic lembrou também que durante os dias de trabalho os dois governos acordaram enviar, ainda, nos próximos meses, um grupo de peritos das Forças Armadas Angolanas e do Ministério da Defesa para conhecer a capacidade e o nível de produção das fábricas e indústrias militares da Sérvia.

Aleksandar Zivkovic endereçou um convite do ministro da defesa Sérvio para o homólogo angolano Salviano de Jesus Sequeira visitar oficialmen­te o país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola