AU­TAR­QUI­AS FACILITADAS

Jornal de Angola - - POLÍTICA - Do­min­gos Ca­lu­ci­pa/Ond­ji­va

O fun­ci­o­na­men­to dos ser­vi­ços da ad­mi­nis­tra­ção fis­cal, tri­bu­nais de co­mar­ca, agên­ci­as ban­cá­ri­as e de es­tru­tu­ras de te­le­co­mu­ni­ca­ções nos mu­ni­cí­pi­os foi con­si­de­ra­do, on­tem, em Ond­ji­va (Cu­ne­ne), pe­lo mi­nis­tro da Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio e Re­for­ma do Es­ta­do co­mo “con­di­ção vi­tal” pa­ra a im­ple­men­ta­ção do po­der lo­cal .

Adão de Almeida, que fa­la­va so­bre o te­ma “A im­ple­men­ta­ção das au­tar­qui­as e po­der lo­cal em An­go­la” no VI Con­se­lho Su­pe­ri­or da Ju­ven­tu­de, que ter­mi­nou on­tem, na ci­da­de de Ond­ji­va, de­cla­rou que, sem aque­les re­qui­si­tos e ou­tros não me­nos im­por­tan­tes, ne­nhum mu­ni­cí­pio se­rá ca­paz de con­du­zir a au­to­no­mia que se pre­ten­de atri­buir. Fa­lan­do pa­ra uma pla­teia de jo­vens de di­ver­sas or­ga­ni­za­ções ju­ve­nis de to­do o país, o mi­nis­tro dis­se que a au­sên­cia de ser­vi­ços da ad­mi­nis­tra­ção fis­cal vai fa­zer com que em­pre­sas de um de­ter­mi­na­do mu­ni­cí­pio pa­guem im­pos­tos num ou­tro mu­ni­cí­pio. “Nes­te ca­so, não há con­di­ções pa­ra a au­to­no­mia, pois ha­ve­rá o pro­ble­ma da afec­ta­ção da re­cei­ta con­so­an­te o lo­cal ge­ra­dor da ac­ti­vi­da­de”, acen­tu­ou. Ou­tro as­pec­to mui­to im­por­tan­te, are­fe­riu, é a ques­tão dos tri­bu­nais de co­mar­ca ao ní­vel dos mu­ni­cí­pi­os. Sa­li­en­tou que “com a prá­ti­ca dos ac­tos ad­mi­nis­tra­ti­vos pre­vê-se uma mai­or de­man­da dos ci­da­dãos no do­mí­nio do cha­ma­do con­ten­ci­o­so ad­mi­nis­tra­ti­vo”.

Adão de Almeida dis­se que “o de­sa­fio que se co­lo­ca é fa­zer com que no pri­mei­ro mo­men­to da im­ple­men­ta­ção das au­tar­qui­as as ad­mi­nis­tra­ções mu­ni­ci­pais ga­nhem au­to­no­mia, is­to é, pas­sem elas mes­mas a ge­rir o ter­ri­tó­rio de mo­do au­tó­no­mo, com mais com­pe­tên­ci­as e mais es­pa­ços de in­ter­ven­ção”. Su­bli­nhou que “ho­je os ór­gãos lo­cais não são au­tó­no­mos, ten­do em con­ta a tra­di­ção cen­tra­li­za­do­ra”.

O mi­nis­tro dis­se que “o que se pre­ten­de fa­zer ago­ra é mu­dar o mo­de­lo e pas­sar a ter ór­gãos lo­cais au­tó­no­mos”. “Se ho­je há um Es­ta­do a in­ter­vir nos mu­ni­cí­pi­os, qu­an­do es­tes ga­nha­rem au­to­no­mia o Es­ta­do dei­xa de in­ter­vir em de­ter­mi­na­dos do­mí­ni­os e pas­sam os mes­mos a ter com­pe­tên­ci­as”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.