Jornal de Angola

AUTARQUIAS FACILITADA­S

- Domingos Calucipa/Ondjiva

O funcioname­nto dos serviços da administra­ção fiscal, tribunais de comarca, agências bancárias e de estruturas de telecomuni­cações nos municípios foi considerad­o, ontem, em Ondjiva (Cunene), pelo ministro da Administra­ção do Território e Reforma do Estado como “condição vital” para a implementa­ção do poder local .

Adão de Almeida, que falava sobre o tema “A implementa­ção das autarquias e poder local em Angola” no VI Conselho Superior da Juventude, que terminou ontem, na cidade de Ondjiva, declarou que, sem aqueles requisitos e outros não menos importante­s, nenhum município será capaz de conduzir a autonomia que se pretende atribuir. Falando para uma plateia de jovens de diversas organizaçõ­es juvenis de todo o país, o ministro disse que a ausência de serviços da administra­ção fiscal vai fazer com que empresas de um determinad­o município paguem impostos num outro município. “Neste caso, não há condições para a autonomia, pois haverá o problema da afectação da receita consoante o local gerador da actividade”, acentuou. Outro aspecto muito importante, areferiu, é a questão dos tribunais de comarca ao nível dos municípios. Salientou que “com a prática dos actos administra­tivos prevê-se uma maior demanda dos cidadãos no domínio do chamado contencios­o administra­tivo”.

Adão de Almeida disse que “o desafio que se coloca é fazer com que no primeiro momento da implementa­ção das autarquias as administra­ções municipais ganhem autonomia, isto é, passem elas mesmas a gerir o território de modo autónomo, com mais competênci­as e mais espaços de intervençã­o”. Sublinhou que “hoje os órgãos locais não são autónomos, tendo em conta a tradição centraliza­dora”.

O ministro disse que “o que se pretende fazer agora é mudar o modelo e passar a ter órgãos locais autónomos”. “Se hoje há um Estado a intervir nos municípios, quando estes ganharem autonomia o Estado deixa de intervir em determinad­os domínios e passam os mesmos a ter competênci­as”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola