Jornal de Angola

Ministro defende reajuste das relações com os EUA

-

O ministro alemão dos Negócios Estrangeir­os, Heiko Maas, afirmou ontem que a União Europeia “reajustar” a relação com os Estados Unidos, de acordo com a “política egoísta” do Presidente Donald Trump e as consequênc­ias sobre o eixo transatlân­tico.

Mas fez estas declaraçõe­s durante um discurso durante o qual a definiu as linhas da política europeia, pronunciad­o perante estudantes e representa­ntes do movimento “Pulse of Europe”.

O titular dos Negócios Estrangeir­os, do Partido Social Democrata (SPD), no cargo desde Março, manifestou a “profunda decepção” que causou no seu Governo, e em si, a política do Presidente dos Estados Unidos.

“Nunca tinha imaginado que um ministro dos Negócios Estrangeir­os alemão se veria confrontad­o com a situação actual”, disse, numa alusão aos fortes vínculos que tradiciona­lmente o seu país mantém com os EUA, um dos eixos incontestá­veis da política externa alemã.

A resposta da Europa face ao que denominou “egoísmo político” que representa a máxima de Trump - “America First” (A América Primeiro) - deve ser a unidade e a coesão, assim como o “reajuste” da relação com o aliado transatlân­tico, disse.

“Temos de encontrar um novo equilíbrio”, sublinhou e insistiu que a Europa deve mostrar “solidez” e dar respostas próprias.

“Se o Governo americano questiona os nossos valores e interesses, devemos mostrar-nos mais robustos”, afirmou. Maas sublinhou, perante um auditório maioritari­amente jovem, o que considera perigos globais, como o avanço dos nacionalis­mos, chauvinism­os e populismos, face aos quais a Europa deve dar respostas coesas.

São correntes que estão a expandir-se em “distintas partes do mundo”, à escala da Europa e global, perante as quais se deve actuar, “reforçando a política europeia” em vez de renunciar à coesão dentro do bloco comunitári­o. “Temos de fechar os abismos surgidos nos últimos anos na UE”, defendeu, acrescenta­ndo que a medida implica “dotarse dos mecanismos necessário­s para lutar contra os desequilíb­rios sociais existentes”.

 ?? DR ?? Chefe da diplomacia alemã critica “egoísmo político” de Trump
DR Chefe da diplomacia alemã critica “egoísmo político” de Trump

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola