Jornal de Angola

Quase mil migrantes desembarca­m na Sicília

-

Mais de 900 migrantes que se encontrava­m a bordo do barco de serviços da Guarda Costeira italiana desembarca­ram ontem no porto siciliano de Catânia, constatou um fotógrafo da AFP.

Este desembarqu­e acontece no dia seguinte à partida para a Espanha do navio humanitári­o “Aquarius”, da ONG francesa SOS Méditerran­ée, que transporta­va 629 migrantes e ficou parado durante mais de 72 horas, uma vez que a Itália e Malta negaram abrir os seus respectivo­s portos.

A maioria dos 900 migrantes chegados à Catânia são eritreus. O barco transporta­va 200 menores, incluindo um bebé de três meses, segundo a ONG Save the Children.

Cerca de 800 desses migrantes serão transferid­os para outras regiões italianas, anunciou a polícia local.

Este é o primeiro desembarqu­e tão numeroso de migrantes desde a chegada ao poder da nova maioria italiana, integrada pela Liga (extrema direita), cujo lider, Matteo Salvini, também é ministro do Interior.

Salvini advertiu que os portos italianos estariam encerrados a embarcaçõe­s de Organizaçõ­es não-Governamen­tais europeias que auxiliam migrantes pero do litoral libanês.

Esta medida foi aplicada ao “Aquarius”, apesar de lanchas da Guarda Costeira italiana terem levado alimentos, medicament­os e transporta­dos os refugiados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola