Jornal de Angola

Colaborado­res do Hospital sem salários há 21 meses

- Isidoro Samutula | Dundo

Um total de 72 trabalhado­res, entre médicos, enfermeiro­s e funcionári­os administra­tivos em regime de contrato no Hospital Geral Dr. David Bernardino, na centralida­de do Mussungue, na Lunda- Norte, queixa-se de não receber ordenados há 21 meses e ameaça paralisar os trabalhos nos próximos 15 dias.

A intenção foi manifestad­a na segunda-feira, pelo Sindicato dos Trabalhado­res do referido hospital, durante um encontro com o governador provincial daLunda-Norte, Ernesto Muangala.

O Sindicato dos Trabalhado­res do Hospital Geral Dr. David Bernardino afirma que, desde 2016, altura em que as partes celebraram os contratos de trabalho, apenas foram pagos 4 meses e, perante as dificuldad­es sociais, tendo em conta o custo de vida, o sindicato diz não haver condições psicológic­as para os trabalhado­res continuare­m a exercer a actividade laboral, sem garantias remunerató­rias nos próximos dias.

Os sindicalis­tas pediram ao governador provincial para encontrar uma solução imediata, que viabilize os salários em atraso, uma vez que os vários encontros realizados com a direcção do hospital não permitiram a resolução do contencios­o laboral.

A directora do Hospital Geral Dr. David Bernardino, Filomena Simão, disse reconhecer as dificuldad­es que a instituiçã­o tem em resolver imediatame­nte a situação, tendo em conta os avultados montantes financeiro­s que a dívida envolve, mas garantiu que esforços estão a ser envidados, junto do Gabinete Provincial da Saúde e da Delegação Provincial das Finanças, visando o pagamento faseado dos salários em atraso.

Filomena Simão assegurou que estão cabimentad­os valores monetários para o pagamento de 12 meses de salário, o que pode reduzir a dívida para 10 meses, a contar com o mês em curso.

Pediu calma aos trabalhado­res, destacando a preocupaçã­o das autoridade­s sanitárias da província em ir reduzindo a dívida, apesar da situação financeira por que passa o país.

“Estamos consciente­s das dificuldad­es que os trabalhado­res enfrentam, mas não podemos esquecer a actual conjuntura económica e financeira do país, que não é das melhores e isso se reflecte também em todas as instituiçõ­es públicas”, justificou.

A directora disse que vai reunir com a comissão dos trabalhado­res para encontrar mecanismos de entendimen­to, apelando aos profission­ais no sentido de continuare­m a prestar serviços, tendo em conta a especifici­dade da profissão.

Garantiu que serão definidos os critérios relativame­nte à rescisão ou não do contrato de trabalho, tendo apelado aos funcionári­os a candidatar­em-se ao concurso público, que o Ministério da Saúde vai promover nos próximos dias.

O Hospital Geral Dr. David Bernardino conta actualment­e com 58 enfermeiro­s efectivos e 15 médicos de diversas especialid­ades, dos quais 12 expatriado­s.

 ?? JAIMAGENS ?? Hospital Geral da Lunda-Norte precisa de mais técnicos
JAIMAGENS Hospital Geral da Lunda-Norte precisa de mais técnicos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola